O Arsenal, terceiro adversário do Sporting na fase de grupos da Liga Europa, foi este sábado a St. James Park bater o Newcastle por 2-1, em jogo da 5ª jornada da Premier League. Terceira vitória consecutiva para Unai Emery, terceiro desaire consecutivo para Rafa Benítez que, com apenas um ponto, igualou esta tarde o pior arranque de temporada dos magpies já depois de terem defrontado Tottenham, Chelsea, Manchester City e, agora, os gunners.

Confira a FICHA DO JOGO

Depois da pausa para os jogos internacionais, Unai Emery repetiu exatamente o mesmo onze com que tinha batido o Cardiff no último jogo, com um onze de cariz ofensivo, com Özil, Ramsey, Aubameyang no apoio direto a Lacazette. Os magpies até entraram bem no jogo, empurrando a equipa londrina para perto da sua área, mas a verdade é que os visitantes apresentaram sempre um jogo mais sólido e, aos poucos, foram impondo o seu jogo em St. James Park. Faltavam, no entanto, oportunidades para visar a baliza de Dubravka e a primeira oportunidade evidente resultou de um livre de Lacazette às malhas laterais.

O intervalo chegou ainda sem golos, mas a segunda parte começou praticamente com o primeiro dos gunners, aos 49 minutos, num livre que parecia inofensivo, com Granit Xhaka a surpreender toda a gente, levando a bola ao encontro das redes. Um golo que mudou o cariz do jogo. O Newcastle procurou responder, concedeu mais espaços e os Arsenal aproveitou para aumentar a vantagem, aos 58 minutos. Remate de Lacazette cortado pela defesa do Newcastle, mas a bola sobrou para Özil que, na zona da grande penalidade, não perdoou.

Nesta fase só dava Arsenal que esteve muito perto de matar o jogo com Aubameyang a desperdiçar o terceiro golo depois de uma boa assistência de Lacazette. A equipa de Emery tinha o jogo sob controlo, mas deixou-se surpreender, já em tempo de compensação, com uma cabeçada de Ciaran Clark. A verdade é que já não havia tempo para mais.

Com este triunfo, o Arsenal destaca-se no sétimo lugar, com nove pontos, enquanto o Newcastle afunda-se no 18º lugar, com apenas um ponto em cinco jogos.

Recordamos que o Arsenal visita o Estádio de Alvalade a 25 de outubro, antes de receber o Sporting no Emirates Stadium, logo a seguir, a 8 de novembro.

Confira a classificação da Premier League