A seleção do Equador tem uma baixa de peso para a participação na Copa América. Antonio Valencia, jogador do Manchester United, foi recentemente operado ao tornozelo para retirar pinos colocados numa operação realizada em 2010. Necessitando de algumas semanas de descanso, o jogador ficará fora da competição que se inicia a 11 de junho.
 
O selecionador do Equador, Gustavo Quinteros, lamenta a ausência de Valencia na competição que se irá realizar no Chile. «Vamos agora para a Copa América e é uma baixa de peso.»

A operação do jogador foi alvo de alguma polémica visto que, a operação foi uma vontade sua e o mesmo não terá avisado a equipa médica da sua seleção. O vice-presidente da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Carlos Villacís, mostrou-se surpreso com a notícia. «Até há pouco não tinha chegado nenhum comunicado oficial do jogador nem do clube. Será uma grande baixa para a seleção», terá dito na altura.

Agora sabe-se que o avançado de 29 anos ficará de fora da competição, visto que foi operado recentemente, em Inglaterra, e deverá ficar em observação nas próximas «2 a 3 semanas».