O Peru protagonizou a maior surpresa da jornada de apuramento para o Mundial 2018 na zona sul-americana, ao golear o Paraguai por 1-4. O benfiquista André Carrillo foi titular no regresso à seleção.

O Paraguai até começou melhor, marcando por Cristian Riveros logo aos 10 minutos, mas na segunda parte veio o descalabro.

Christian Ramos empatou logo aos 49 minutos e, até vinte minutos do fim, era o 1-1 que vigorava. Mas o Peru arrasou na reta final. Édison Flores virou o jogo aos 71, Christian Cueva aumentou a parada aos 79 e um autogolo de Edgar Benítez fez o resultado final ao minuto 84.

Com esta vitória renascem as esperanças de apuramento do Peru, apesar do oitavo lugar. Tem 14 pontos, menos um do que o Paraguai, dois do que a Argentina e três do que Chile e Equador, ambos já em posição que permite apuramento.

No jogo entre os dois últimos classificados, a Venezuela goleou a Bolívia por 5-0. Jhon Murillo, benfiquista emprestado ao Tondela, foi titular (Velazquez, do Arouca, não saiu do banco), mas a grande figura do encontro foi Josef Martínez, do Torino, que marcou três golos (10, 67 e 70).

Antes já Jacobo Kuffaty tinha aberto o ativo, enquanto o 5-0 final foi apontado por Rómulo Otero.

As duas equipas estão fora da corrida ao Mundial, salvo uma ponta final estonteante. A Venezuela soma 5 pontos e a Bolívia menos um.