O Real Madrid fez uma queixa no Tribunal Arbitral do Desporto [TAS – sigla em francês] contra o Benfica por causa da transferência de Ezequiel Garay para o Zenit, em 2014. O caso foi julgado em maio último e conhecerá uma decisão neste mês, conforme notícia avançada pelo DN e que o Maisfutebol confirmou.

Em causa está o montante da venda: o Real Madrid considerou os seis milhões de euros da transferência aquém do valor de Ezequiel Garay. O emblema espanhol detinha 50 por cento do passe do internacional argentino, pelo que teve direito a receber metade daquilo que o Zenit pagou, enquanto o Benfica encaixou 2,4 milhões.

Os merengues desconfiaram, porque no Bernabéu acreditava-se que entre interessados havia quem pagasse mais pelo central. Decidiram-se, por fim, avançar para a arbitragem: o Real Madrid apresentou no TAS especialistas que colocaram o valor do internacional argentino acima da dezena de milhões de euros. O Benfica contrapôs e, sabe o Maisfutebol, o próprio Ezequiel Garay enviou uma carta para o Tribunal em relação ao tema.

A decisão final será conhecida este mês, mas o assunto Garay sempre foi foco de tensão entre Benfica e Real Madrid.

Em julho de 2011, o Maisfutebol anunciava que o defesa central tinha assinado pelos encarnados, já depois de Fábio Coentrão ter reforçado o Real Madrid. Ora, as trocas entre a Luz e o Bernabéu foram entendidas como um só negócio.

No entanto, depois de uma declaração de Florentino Pérez, na qual referiu que o preço do argentino era de 12,5 milhões, o Benfica veio a público refutar duas ideias: a de que havia apenas um negócio, ou seja, afirmou que Garay e Coentrão eram situações autónomas, e de que o valor de mercado do argentino não era aquele.

Nesse momento, da Luz surgiu ainda a ameaça de divulgar, sem a isso se estar obrigado sublinhe-se, o montante que foi pago por Ezequiel Garay.

Ameaça essa concretizada pouco depois.

Entretanto, na semana passada, o argentino deixou o Zenit e voltou a Espanha: no último dia do mercado de transferências foi confirmado no Valência