Israel anunciou ter testado com sucesso o seu sistema contra mísseis de médio alcance, o Arrow Weapon System, no que pode ser interpretado com um claro aviso ao Irão, numa altura de grande tensão entre os dois países.

O Ministério da Defesa israelita sublinhou em comunicado que o exercício conjunto com os EUA, que realizou no Mediterrâneo, «permite ter confiança na capacidade operacional israelita para derrotar a ameaça balística crescente».

O governo do Estado Judaico disse que este se tratou apenas de um «exercício de detecção de alvo» - ou seja de uma simulação do lançamento de um míssil balístico -, mas que permitiu comprovar que o sistema funciona de forma compatível com o sistema de defesa balístico dos EUA.

Este anúncio surge numa altura sensível das relações entre Telavive e Teerão e em que se especula sobre um eventual ataque israelita a instalações nucleares iranianas.

As autoridades de Israel garantem, contudo, que este era um exercício que estava programado há já um ano e que não está relacionado com as tensões actuais.

De acordo com a CNN, o Arrow Weapon System é o produto de um trabalho conjunto entre Israel e os EUA, que dura já desde 1986.