O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA puniu esta sexta-feira as federações da Roménia e da Hungria depois dos incidentes que se verificaram entre as duas seleções no jogo de qualificação para o Euro-2016, a 11 de outubro, em Bucareste.



A federação romena foi punida com o fecho parcial do estádio Arena Nacional no próximo jogo oficial em casa, mais concretamente do setor 122 do recinto devido a lançamento de foguetes, ao uso de ponteiros a laser e de faixas não autorizadas, além de distúrbios. A federação romena vai ter ainda de pagar à UEFA uma multa de 32 mil euros.





Quanto à Hungria, o organismo que superintende o futebol europeu ordenou o fecho parcial do estádio que for escolhido para a Hungria disputar o próximo jogo oficial em casa, sendo que o setor do recinto a ser encerrado terá de ter capacidade para, pelo menos, 2.500 lugares, e a aplicação de uma multa de 30 mil euros.



Além destes castigos, a federação húngara fica obrigada a contactar com a sua congénere romena para pagar, no prazo de trinta dias, os danos causados pelos seus adeptos no estádio Arena Nacional, em Bucareste, nomeadamente a destruição e arremesso de cadeiras.



A UEFA puniu, ainda, a federação húngara pelo arremesso de foguetes e pelo comportamento racista dos seus adeptos, considerando que a luta contra o racismo «é uma prioridade» e que usa de «tolerância zero em relação a comportamentos dessa índole que configuram um crime grave contra os regulamentos disciplinares do organismo».