Karim Benzema foi afastado da seleção francesa. O avançado do Real Madrid deixou de ser selecionável para Didier Deschamps, por decisão da própria Federação Francesa de Futebol.

O anúncio da decisão foi feito esta quinta-feira, através de uma conferência de imprensa do presidente Noel Graet.

«A partir de hoje Karim Benzema não é mais um jogador selecionável», referiu o dirigente da Federação, acrescentando que não é selecionável hoje nem o é em junho, no lote final de jogadores escolhidos para o Euro 2016, «a não ser que a situação mude», disse.

E o que é necessário para a situação mudar, perguntou-se.

«É preciso que o juiz decida que este caso não tem provimento ou que Valbuena e Benzema cheguem a um acordo quando se encontrarem perante o juiz», acrescentou.

Este é um castigo da Federação Francesa, que não perdoa ao avançado do Real Madrid a participação numa chantagem sobre o colega Valbuena, realizada durante um estágio da própria seleção, por causa de um vídeo de sexo.

Já relativamente a Valbuena, acrescentou Noel Graet, está tudo bem. «Ele foi uma vítima», referiu. 

«Não foi convocado por Deschamps para o último jogo porque esta agitado. Mas não há nenhum problema com ele. Valbuena não fez nada, não é culpado de nada. Quando ele soube que havia um caso que lhe dizia respeito, ele tomou a decisão correta e reclamou.»