A África do Sul, orientada por Carlos Queirós, está a apenas um ponto de garantir a qualificação para a fase final do Mundial-2002, depois deste sábado ter batido o Zimbabwe por 2-1, com golos de Shaun Bartlett e Benni McCarthy. Com este resultado os Bafana Bafana passam a somar doze pontos em quatro jogos. 

Shaun Bartlett foi a grande figura da equipa de Carlos Queirós ao marcar o primeiro golo, aos 17 minutos, e ao oferecer o segundo, aos 39, ao Benni McCarthy, tirando proveito de erros defensivos do Zimbabwe que só conseguiu reduzir, aos 54 minutos, através da marcação de uma grande penalidade convertida por Peter Ndlovu. 

No entanto, o Zimbabwe não conseguiu criar novas oporunidades para chegar ao empate e permitiu que a África do Sul jogasse os últimos dez minutos praticamente sem oposição. O jogo, disputado no Soccer City, nos arredores do Soweto, teve uma fraca assistência de apenas 15 mil espectadores, a maioria dos quais composta por adeptos do Zimbabwe expatriados. A pouca adesão dos sul-africanos ao jogo pode explicar-se pela tragédia, ocorrida há um mês, no Ellis Park, que vitimou 43 pessoas.