Wayne Rooney foi apresentado nesta segunda-feira como jogador do Everton. Neste regresso ao fim de 13 anos, o internacional inglês garante que mantém ambição.

«Não vim para uma casa de repouso. Quero jogar, ganhar e ter sucesso neste clube», afirmou Rooney, que se formou no Everton, onde jogou até 2004, quando saiu para rumar ao Manchester United.

Rooney explicou que queria jogar mais do que estava a jogar no United e conversou com José Mourinho sobre o seu futuro no clube. «Não estava num impasse mas precisava de jogar mais jogos. Falei com o José e sabia que era a altura certa para sair e ir jogar noutro lado.»

O Everton foi sétimo na época passada e vai disputar a Liga Europa. Rooney diz que regressa a Goodison Park para tentar ganhar títulos: «Não queremos andar a arrastar-nos ao longo da época. Jogamos futebol para vencer troféus.»

«Quando soube que o Ronald estava interessado, nem pensei duas vezes», prosseguiu Rooney, numa conferência de imprensa em Goodison Park onde esteve acompanhado por Ronald Koeman, treinador do Everton.

O técnico também diz que viu Rooney com muita ambição. «Ele estava desesperado para voltar. Mostrou-me que gosta da pressão. Teremos mais pressão na última época do que na anterior e ele está habituado a isso», afirmou Koeman: «Aos 31 anos ele ainda é jovem para o futebol. A qualidade e ambição que mostrou foram suficientes.»

Rooney falou ainda sobre um eventual regresso à seleção, ele que caiu das escolhas do selecionador: «Se eu me sair bem o Gareth Southgate terá de tomar uma decisão.»