Fixe este nome: Xi Jinping. Este é o novo presidente do Partido Comunista Chinês e o próximo presidente da China, substituindo o atual líder, Hu Jintao em 2013.

Aos 59 anos, Jinping é visto como um «pequeno príncipe», pelo facto de ser filho de um político que integrou nos anos 80 o Politburo, o segundo organismo na hierarquia de poder da China. Era vice-presidente, integrava o Comité Permanente do Partido Comunista e era membro do órgão do partido que controla o Exército.

Nascido em Pequim em 1953, Xi Jinping é filho de um veterano revolucionário, Xi Zhongxun, um dos fundadores do Partido Comunista. Aos 15 anos foi enviado para trabalhar na remota cidade de Liangjiahe, onde passou sete anos. Considerado «muito sincero e honesto», estudou engenharia química em Pequim, na mesma universidade que formou Hu Jintao e outros líderes chineses.

Entrou no Partido Comunista em 1974 e o seu primeiro cargo foi de secretário local na província de Hebei. Em 2007, foi nomeado chefe do partido em Xangai, substituindo o líder anterior, Chen Liangyu, que foi expulso por corrupção. Pouco depois seria promovido ao Comité Permanente do Partido Comunista, do qual se tornaria vice-presidente em 2008.

Conhecido por advogar a tolerância zero com os funcionários corruptos, tem usado constantemente a capa de político anti-corrupção e no seu discurso de agradecimento fez desse combate prioridade. O nível líder do PC chinês já prometeu que ira «esmagar» qualquer tentativa de desestabilizar o Tibete e essa retórica deverá aumentar daqui para a frente.

Xi também é conhecido por causa de sua mulher, a cantora Peng Liyuan, que é general do Exército. O casal tem uma filha, Xi Mingze, que estuda na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sob um pseudónimo, para manter o anonimato. A nível privado, sabe-se que o novo líder gosta de basquetebol e de filmes de Hollywood.