A derrota do Chelsea esta terça-feira, em Roma (3-0) não só adiou o apuramento dos «blues» para a fase seguinte da Liga dos Campeões, como fez perder a liderança do grupo C para os italianos.

Um jogo que não deixou a melhor das imagens da equipa de Antonio Conte, que, a nível interno, também não está na melhor das posições na defesa do título de campeão da liga inglesa. Os londrinos estão no quarto lugar, a nove pontos do Manchester City e ainda com Manchester United e Tottenham à sua frente na tabela.

A prestação negativa na jornada europeia, acentuada pela campanha interna, motivou críticas de Phil Neville, antigo internacional inglês, acerca da política de transferências dos «blues», tendo Matic como pano de fundo. Para Neville, os problemas do Chelsea começaram na venda do jogador sérvio ao Man. United, no último defeso. «O mal do Chelsea? Uma palavra. Matic. É tão simples quanto isso. O momento em que venderam Matic foi um erro», referiu. E justificou.

«Quando havia Matic, ao lado de [N’Golo] Kanté, havia proteção. Quem tomou essa decisão tem de ser demitido. É uma das decisões mais miseráveis que eu já vi na liga inglesa», continuou. «Se perguntarem a algum dos jogadores do Chelsea quem eles queriam que voltasse, eles diriam Matic. O Chelsea substituiu-o com alguém para fazer o mesmo trabalho, mas Bakayoko não é esse jogador, não é um médio de contenção», detalhou, ainda, o antigo defesa de Man. United e Everton.

Depois do desaire em Itália, o Chelsea recebe no próximo domingo o Man. United. Um jogo que marca, precisamente, o reencontro de Matic com os azuis de Londres.