Mais um jogo já nesta quarta-feira para o Mónaco, outra vez o PSG e agora para a Taça de França. É alucinante o ritmo da época da equipa de Leonardo Jardim, que chega a esta altura da época a poder ainda vencer três competições. Os números confirmam essa ideia de que o Mónaco não pára, mas dão-lhe companhia familiar. Só há uma equipa na Europa dos grandes com tantos jogos oficiais como o Mónaco, e é treinada por outro português: o Manchester United de José Mourinho.

O Mónaco veio de longe, e começou cedo. Ainda era julho quando defrontou o Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Perdeu essa primeira mão por 1-2, naquela que era então a casa de Vítor Pereira. A vitória na segunda mão, por 3-1, pôs o Mónaco no «play-off». E nunca mais parou.

Fase de grupos da Liga dos Campeões, oitavos, quartos e agora as meias-finais, onde terá pela frente a Juventus. No total 14 jogos europeus esta temporada, que serão pelo menos mais dois, no limite três se chegar à final. Além disso é líder na Ligue 1, ainda está em prova na Taça de França e foi finalista da Taça da Liga, onde perdeu para o PSG.

A par da Juventus, a equipa de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho é nesta altura a única da Europa que ainda pode vencer as três principais competições: campeonato, Liga dos Campeões e Taça.

Ao final do dia desta quarta-feira se verá se este pressuposto se mantém. O duelo de Taça é exigente e Leonardo Jardim já admitiu, precisamente face ao alucinante ritmo de jogos da época, que vai fazer rodar a equipa no Parque dos Príncipes. Embora o treinador do PSG, Unai Emery, desconfie.

Jardim admitiu que há na equipa fadiga «física e mental», numa antevisão ao jogo em que disse que o Mónaco é a equipa europeia com mais jogos nas pernas e até falou num total de 63 jogos disputados esta época. Mas isso é contando com a pré-temporada, esta análise do Maisfutebol foca-se apenas nos jogos oficiais.

De acordo com esse critério, o Manchester United tem os mesmos 55 jogos, ainda que num patamar europeu abaixo. Entrou direto na fase de grupos da Liga Europa e seguiu até às meias-finais, onde terá pela frente o Celta Vigo. Na Premier League, Mourinho já está há muito afastado da corrida ao título, o objetivo é chegar ainda a um lugar de acesso à Liga dos Campeões. Mas de caminho já tem dois troféus no bolso: começou a época a vencer a Supertaça inglesa frente ao Leicester e também ganhou a Taça da Liga.

Tanto Mónaco como ManUtd têm uma média de um jogo a cada 4,5 dias, impressionante. E ambos ainda têm pelo menos mais oito jogos garantidos até ao final da temporada: a meia-final de Taça, os dois jogos de Champions e cinco de Liga no caso do Mónaco, os dois de Liga Europa e seis de campeonato para o United.

Em absoluto, se percorrermos os outros campeonatos europeus, apenas um clube supera os 55 jogos disputados até agora por Mónaco e Manchester United. São os belgas do Genk, com 57 partidas. Um número incrível, que resulta em boa parte da campanha que o Genk fez na Liga Europa.  Começou na segunda pré-eliminatória, chegou à fase de grupos e foi avançando até aos quartos de final. Foram 18 jogos no total, ou seja, o equivalente a mais de meio campeonato português!

Como termo de comparação, olhando para o campeonato português, nenhuma equipa chega por agora ao patamar dos 50 jogos oficiais esta época. É o Benfica quem está mais perto, com 49 jogos, e ainda a final da Taça de Portugal por jogar, além dos quatro jogos de Liga que restam. Seguem-se FC Porto e Sp. Braga, ambos com 45, e depois o Sporting, com 43.

As equipas com mais jogos oficiais esta época na Europa

Genk - 57

Manchester United – 55

Monaco – 55

Barcelona – 53

Celtic - 53

APOEL - 53

At. Madrid – 52

Celta Vigo – 52

Anderlecht - 52

Real Madrid – 51

PSG - 51

Ajax – 51

Olympiakos – 51

Gent - 51

Manchester City – 50

Astra Giurgiu - 50

Benfica – 49

Roma – 49

Lyon – 49

Fenerbahçe - 49

AZ Alkmaar – 49

Osmanlispor – 49

PAOK – 49

Copenhaga – 49

Maccabi Telavive - 49

Juventus - 48

Sevilha – 48

Leicester – 48

Saint Etiénne – 48

Besiktas – 48

Steaua Bucareste  - 48

Tottenham – 47

Arsenal – 47

Villarreal – 48

Panathinaikos – 47

Ludogorets – 47

Aberdeen - 47

Southampton – 47

Borussia MGladbach – 47

Schalke – 46

Legia Varsóvia – 46

Hapoel Beer Sheva – 46

Salzburgo – 46

Austria Viena – 46

Dinamo Zagreb - 46

Bayern Munique – 45

Borussia Dortmund - 45

FC Porto – 45

Sp. Braga – 45

Nápoles – 45

At. Bilbao – 45