Depois de a Europe 1 ter divulgado excertos de uma conversa entre Karim Benzema e um amigo de infância, Karim Zenati, que serviria de intermediário na chantagem a Valbuena, o advogado do jogador do Real Madrid queixou-se de que as passagens da gravação podem ser mal interpretadas por terem sido tiradas do contexto. Mas esta quarta-feira o jornal L’Equipe publicou aquilo que diz ser a totalidade da conversa, os 20 minutos.
 
Benzema sente-se perseguido

«No início ele achava que era uma piada, mas eu disse-lhe: ‘Estou aqui para ajudar. Tens de ver esse tipo. Ele vem falar contigo e dou-te a minha palavra de que não há mais nenhuma cópia’», conta Benzema ao amigo. «Depois disso, conversámos e ele perguntou: ‘No vídeo, dá para ver as minhas tatuagens?’ Respondi-lhe: ‘Dá para ver tudo’. E disse-lhe honestamente que vi o vídeo».
 
A conversa segue depois para o caminho do pagamento da chantagem. «Eles querem criar um escândalo», diz Benzema ao relatar a conversa com Valbuena.
 
Segundo o relato, Valbuena terá até tentado relativizar e dizer que um vídeo dele não seria tão rentável como se o protagonista fosse Benzema. «É verdade que não será o mesmo escândalo como que se fosse eu, mas isso significa o fim da tua carreira. É escusando andarem a atirar-te tomates. Além disso, não é uma questão de escândalo, mas de orgulho», continuou a contar o jogador do Real Madrid».
 
«Falei-lhe então sobre a família. Disse-lhe que se uma pessoa divulga uma foto ou vídeo como aquele não quer dizer absolutamente nada para mim, mas e a tua mãe, ou o teu pai, a verem-te com a tua mulher, ou sei lá com quem.... Então ele pensou, pensou... Eu disse-lhe que de qualquer maneira ele podia fazer o que quisesse, que estamos com a seleção até domingo e que se ele me desse o telefone eu o dava ao meu amigo. Que ele iria até Lyon, discutiria o que fazer, e se ele não quisesse... Eu disse: ‘Bem, é tua vida, mas eu avisei, certo?’».
   
«Estiveste bem», respondeu Karim Zenati a Benzema. O jogador continuou: «Depois disto, não sei o que ele vai fazer. Vai ligar para o empresário e falar do vídeo. Disse para não meter intermediário, advogado, amigo, empresário, polícia... Que não queres isso . Disse que se ele quiser que o vídeo seja destruído para ver o meu amigo em Lyon. Falar diretamente com ele e não mandar ninguém».   
 
Zenati anuiu: «Isso mesmo, fizeste bem». E Benzema continuou: «Valbuena perguntou-me: ‘O que farias se fosse contigo?’. Respondi: ‘Não me importo com os escândalo, mas pagaria pela minha família. Se for só pelo escândalo, avisa os teus familiares e, se eles não se importarem, deixa isso sair’».
 
Benzema relatou: «Ele estava completamente branco. Perguntou-me onde vi o vídeo, há quanto tempo... Depois disso, ficou... Vi-o engolir seco uma, duas, três vezes». Zenati riu-se na resposta e o jogador acrescentou: «Sabes quando uma pessoa está em pânico?»
   
Zenati respondeu: «Sabes que isso é o melhor. Quando estão a pensar, mas...» E Benzema interrompeu: «Sim, ele ainda disse: ‘A primeira pessoa que me falou isso foi o Cissé, mas ele também passou por um momento difícil’. Eu perguntei o que fez o Cissé e ele disse-me que pagou. Eu disse: ‘E o vídeo foi divulgado?’. Ele respondeu que não».
 
Então Benzema volta a insistir com Valebuena: «’Deram-me palavra que esse vídeo não será divulgado. Agora, faz o que quiseres. Vim falar contigo porque vi o vídeo e não podia estar contigo a rir no balnerário e não te contar’. Então o Valbuena disse: Ok, mas quando é que eles querem divulgar isso, se divulgarem? No Euro?’. Disse-lhe que provavelmente sim. Ainda disse que se fosse eu que tivesse o vídeo não pediria dinheiro. Iria divulgá-lo, vender aos jornalistas».   
 
Benzema contou depois de o companheiro de seleção «agradeceu bastante e pediu um ou dois dias». «Ele vai vir falar comigo a pedir por favor os contatos», contou, enquanto se ria. Zenati riu também e respondeu: «Nós estamos a ajudá-lo».
 
Benzema continuou: «Eu disse que o estava a ajudar. Que não me importava por mim, mas pelo que seria bom para ele. Ele perguntou o que vocês querem e eu disse que não sabia, que minha missão acabava ali e que agora meu amigo Zenati iria tomar conta, que é uma das duas pessoas que conhecem a única que tem o vídeo. Disse: ‘Não sei quem é, mas meu amigo conhece. Se você quiser resolver isso, passo o número e vocês resolvem. Ele é meu amigo, meu camarada, meu melhor amigo, como se fosse meu irmão. É como se ele tivesse um vídeo meu’».   
 
«Ele me perguntou-me: ‘O que farias se fosses tu’», continua Benzema. «Respondi: ‘Não me importo pelo escândalo, mas pagaria pela minha família. Se for só pelo escândalo, avisa os teus familiares e, se eles não se importarem, deixa isso’».
   
Zenati interrompeu: «Eu nem diria isso, irmão, mas já disseste... (risos). De qualquer maneira, estamos aqui para resolver. Se ele não quiser, pode ligar e entender-se com as piranhas (chantagistas)».  Benzema respondeu: «Eles vão comê-lo». «No fim, quem sabe não lhe pedem só uns bilhetes para o jogo ou qualquer coisa assim», retorquiu Zenati, que deu depois por terminada a conversa: «É isso. Trabalho feito. Depois disso, ele sabe o que fazer».