A primeira-ministra interina islandesa, Johanna Sigurdardottir, pediu a demissão dos três governadores do Banco Central, numa tentativa de restabelecer a confiança no sistema financeiro do país, divulgou a porta-voz da chefe do Governo, Kristjan Kristjansson, citado pela Lusa.

Johanna Sigurdardottir, antiga ministra dos Assuntos Sociais, escreveu no início desta semana uma carta aos três governadores em que pediu a demissão destes, cumprindo uma promessa que fez quando foi designada para o cargo.

O Governo provisório tomou posse domingo e a primeira-ministra interina garantiu que uma das primeiras medidas do novo Executivo seria a de substituir os dirigentes do Banco Central da Islândia.

Johanna Sigurdardottir deu um prazo até quinta-feira para os governadores David Oddsson, Eirikur Gudnason e Ingimundur Fridriksson responderem ao pedido do Executivo.

De acordo com a porta-voz Kristjan Kristjansson, o primeiro-ministro pode nomear os governadores do Banco Central, mas não tem competências legais para determinar o despedimento destes quadros.

As manifestações que ocorreram nos últimos tempos na Islândia, um dos primeiros países europeus a revelarem sérios problemas financeiros, já reclamavam a demissão do governador do Banco Central David Oddsson, que foi apontado como um dos principais responsáveis pela crise. David Oddsson foi primeiro-ministro entre 1991 e 2004.