A turbulência nos mercados financeiros e as crises de liquidez anunciadas em algumas instituições continuam a dar dores de cabeça a muitos investidores. Que o diga o empresário britânico Robert Tchenguiz, que terá perdido 1,25 mil milhões de euros (1,7 mil milhões de dólares) em apenas um dia.

De acordo com a agência «AFP», o empresário do ramo imobiliário foi uma das vítimas da crise bancária na Islândia, dado que recorreu à filial londrina do Kaupthing Bank, o maior banco daquele país europeu e o terceiro a ser nacionalizado, para financiar várias participações em grupos britânicos.

Ora a pouca liquidez do Kaupthing Singer & Friedlander terá forçado Tchenguiz a ceder a sua participação de 26 por cento no capital da rede de restauração Mitchells & Butlers, o que gerou uma perda de 502 milhões de euros.

Algo agravado com o fim da participação na terceira maior rede de supermercados na Grã-Bretanha,a Sainsbury, que deu prejuízos ao empresário na ordem dos 750 milhões de euros.

Tudo no espaço de um dia, restando apurar se os prejuízos terão ficado por aqui.

Registe-se que, nesta quinta-feira, a autoridade financeira da Islândia revelou que os depósitos dos clientes do Kaupthing Bank estão garantidos e sustenta que a nacionalização do banco surge para «garantir o funcionamento do sistema bancário doméstico», referiu um regulador islandês.