O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

JOÃO CHINA, ERMIS ARADIPPOU (CHIPRE)

«Olá, caros leitores do Maisfutebol,

Mais uma vez escrevo sobre os jogos recentes no campeonato do Chipre. Nos últimos três, foram três empates e um sabor amargo de quem poderia ter vencido, pelo que jogou.

Defrontámos o Aris de Limassol, o Omonia com vários portugueses (Nuno Assis, Margaça, Moreira, Bruno Aguiar, João Paulo) e o Anorthosis também com portugueses (Jorge Costa, Marco Leite e Paulo Jorge).

Nesta altura, terminou a primeira volta do campeonato e estamos no quarto lugar, próximos do líder. Estamos a realizar um bom campeonato, visto que só perdemos na primeira jornada.

Na nossa casa, que chamamos de 'muralha', temos apenas dois empates contra dois grandes. De resto, vencemos todos os outros encontros.

A nível individual as coisas também estão a correr bem. Joguei todos os minutos até agora, sendo assim um dos poucos totalistas da equipa e do campeonato. Foi algo que não aconteceu durante os anos que joguei na Ucrânia, muito por culpa dos limite de estrangeiros nessa Liga.

Isto é algo que me deixa muito satisfeito. Nenhum jogador é feliz quando não pode fazer o que mais gosta, seja no Ermis ou no Barcelona. Podemos aceitar mas não gostamos, seguramente, principalmente quando estamos longe do nosso país.

Nesta altura falta apenas o jogo contra o líder, o Apollon de Limassol, antes da festa. Depois será tempo de celebrar e carregar baterias com a família mais próxima e os companheiros de equipa.

A paragem do campeonato vai ser curta e por isso não dará para matar saudades de Portugal. Fica sempre um sentimento estranho por não passar o natal com toda a família e no nosso país.

Por outro lado, uma vez que a maior parte dos jogadores vai mesmo ficar no Chipre, vamo-nos juntar para conviver e saborear os pratos tradicionais próprios desta época festiva.

Para além disso, nesta terça-feira realizou-se um jantar com muitos dos portugueses que estão ligados ao futebol no Chipre. Não faltou boa disposição e convívio. Penso que a iniciativa partiu do mister Jorge Costa, que está no Anorthosis, e isso é de louvar. Espero que este seja o primeiro de muitos!

Para terminar, quero desejar bom natal e um grande 2014 a todos os leitores do Maisfutebol!

Até breve,

João China»