Segundo o o anteprojecto do Programa de Preparação Olímpica 2012-2016, elaborado pelo COP, os 12 milhões de euros para a preparação de Londres-2012 serão distribuídos por quatro dotações anuais: 2,8 milhões em 2009, 4,5 em 2010 e 4,75 nos dois anos seguintes.
O Programa, que inclui também os projectos Esperanças Olímpicas e Selecção de Prioridades, está orçado globalmente em 16,8 milhões de euros (aumento de 20 por cento em relação ao anterior projecto), mantém as linhas gerais do modelo definido anteriormente e que esteve na base da preparação portuguesa para Pequim, mas pretende enfatizar o apoio aos clubes dos atletas nele enquadrados. Nele ficam automaticamente integrados os atletas com resultados de mérito obtidos na última edição dos Jogos, em Pequim, bem como atletas com classificações de mérito nos últimos Campeonatos do Mundo ou da Europa, que não as tenham reeditado em Pequim «por motivos plausíveis».
A proposta elaborada pelo COP a 1 de Agosto, será formatada até ao final do ano e 2008, sendo depois objecto de posterior negociação com o Estado e de concertação com as Federações.