A organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, iniciaram esta terça-feira o processo de venda dos 7,5 milhões de bilhetes para as competições dos 42 desportos do evento mais cerimónias de abertura e encerramento.

Cerca de 70 por cento das entradas (5,2 milhões) serão vendidas no Brasil, um milhão de bilhetes serão no estrangeiro e os restantes 1,3 milhões estão reservados para patrocinadores e família olímpica, o que inclui federações internacionais, membros do Comité Olímpico Internacional (COI) e desportistas.

A quota de entradas correspondente a cada país vai depender da popularidade de cada desporto, da sua procura e da distância geográfica em relação ao Brasil. Por isso foram oferecidos mais bilhetes do que habitualmente aos países latino-americanos naqueles que serão os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul.

Cerca de metade dos ingressos tem um preço a rondar os 40 a 70 reais (11 a 20 euros), enquanto os mais caros ascendem a 1.200 reais (340 euros).

As entradas para a cerimónia de abertura, no Estádio do Maracanã, vão custar entre os 200 reais (57 euros) e os 4.600 (1.300 euros)Já os bilhetes para a cerimónia de encerramento custarão entre 200 e 3.000 reais (850 euros).

Os únicos bilhetes que ainda não foram colocados à venda são os destinados às partidas de futebol programadas para São Paulo, onde os organizadores locais ainda não assinaram o contrato com a organização da competição.