José Morais acompanhou de perto o início da carreira de José Mourinho como treinador e relembra ter ficado com impressionado com a capacidade de treino do actual técnico do Inter. Na altura, o «special one» dava os primeiros passos como técnico principal ao serviço do Benfica, enquanto que José Morais orientava a equipa B dos encarnados.

«Assim que o vi trabalhar, pela forma como comunicava e planeava os treinos, senti que estávamos na presença de um grande condutor de homens. Tive a certeza que ele seria alguém muito grande a nível do treino», recorda José Morais, em entrevista ao Maisfutebol.

O actual técnico do Espérance de Tunis, da Tunísia, cita Maradona para realçar a qualidade de José Mourinho: «É o melhor treinador do mundo. Quando o Maradona diz que ele é melhor do mundo, não há razão para dúvidas.»

Maradona, actual seleccionador argentino, elogiou Mourinho durante uma recente visita a Itália, onde se encontrou com os internacionais argentinos do Inter.

«O Maradona tem uma grande qualidade, as suas palavras são sentidas. É enorme na sua simplicidade, tal como o foi como jogador», acrescenta José Morais.

Depois de ter comandado a equipa B do Benfica, José Morais orientou o Santa Clara, esteve na Alemanha, na Suécia, no Iémen e, actualmente dirige o Espérance de Tunis, ao serviço do qual venceu a Taça das Taças do Norte de África.