Lado B é uma rubrica que apresenta a história de jogadores de futebol desde a infância até ao profissionalismo, com especial foco em episódios de superação, de desafio de probabilidades. Descubra esses percursos árduos, com regularidade, no Maisfutebol:

Bamidele Jermaine Alli, conhecido como Dele Alli, é a «next big thing» do Tottenham e do futebol inglês. O médio de 19 anos foi contratado ao MK Dons no início de 2015 e integra na presente época o plantel dos Spurs, com impacto imediato: 30 jogos, 6 golos e via aberta para a seleção principal de Inglaterra.
 
A jovem promessa fez a estreia pela a seleção em outubro do ano passado, frente à Estónia, e chegou à titularidade no mês seguinte, assinalando o momento com um golo na vitória frente a França (2-0).
 
Está a ser uma época de sonho para Dele Alli e poucos duvidam da sua qualidade. Ela foi demonstrada na sua plenitude, aliás, na última jornada da Premier League. Frente ao Crystal Palace, o camisola 20 desfez o empate (1-3 no final da partida) em lance com pitadas de magia.

 
Eis o breve resumo de uma carreira destinada ao topo. A sua vida, porém, não foi fácil. Longe disso. Tanto que a mãe biológica viu-se obrigada a entregar o jovem – aos 13 anos – a outra família.
 
A inglesa Denise engravidou do nigeriano Kenny e chegou a estar casada com o pai de Dele Alli. Por pouco mais de uma semana. O atual jogador do Tottenham nasceu assim em 1996 no seio de uma família sem estabilidade. Eventualmente, o pai Kenny mudou-se para os Estados Unidos.

Denise contou recentemente a história ao jornal The Sun. Um relato emocionado de uma mulher que foi acumulando erros mas que teve a humildade de reconhecer que um dos seus filhos teria maior probabilidade de sucesso se crescesse em outra casa.
 
«Foram tempos duros, muito duros. Tinha quatro crianças de quatro pais diferentes e nenhuma das relações perdurou. Era mãe solteira e estávamos a viver em Milton Keynes numa casa camarária.»
 
O jovem Dele começou desde cedo a jogar futebol na rua e entrou na formação dos Milton Keynes Dons aos 11 anos. Dono de um tremendo potencial, o miúdo levantada ainda assim reservas face ao meio em que vivia.


 
A mãe Denise admitiu ao The Sun que tinha problemas com o álcool e chegou a receber a visita de inspetores da Segurança Social após denúncias dos vizinhos.
 
«Eu tinha um grande problema com álcool devido a uma infância infeliz. Estive viciada em vodka, cerveja, qualquer coisa, durante alguns anos. Mas só recebi uma visita da Segurança Social e eles nunca me tiraram os meus filhos, porque eu sempre tomei bem conta deles.»
 
Esse não era o único problema em torno de Dele Alli. O jovem começava a arranjar problemas na escola e na zona em que vivia – Bradwell – iam surgindo vários gangues.
 
Em entrevista ao The Telegraph, em setembro de 2014, o jogador recordou esse período.
 
«Quando vivia com a minha mãe, estive perto de ser expulso da escola. Estava a arranjar problemas e os amigos que tinha na altura seguiam caminhos perigosos. O que lhes aconteceu serve de aviso para mim, não quero voltar ali. Acabei por sair de casa, fui morar com outra família e tudo melhorou, mesmo na escola.»

 
A ideia partiu dos responsáveis do MK Dons, o clube de Dele Alli. Os pais de Harry Hickford, então companheiro de equipa, aceitaram receber o jovem em sua casa. A decisão mais difícil estava agora nas mãos de Denise, a mãe.
 
«Todos os miúdos da idade do Dele andavam a rua a fumar, a discutir e a roubar. Alguns foram parar à prisão. Estava preocupada com o meu filho e a possibilidade de ele deixar-se seduzir por isso. Os Hickfords não era meus amigos mas tinham uma boa casa e eu sabia que tinha de dar ao meu filho a oportunidade de sair daquele ambiente para ter sucesso.»
 
Dele Alli tinha apenas 13 anos quando se mudou para a casa de Alan e Sally, pais de Harry. A adoção nunca passou para o papel mas tornou-se real.
 
«Percebia que ele estava feliz e isso também me deixava feliz. O Dele vinha a minha casa dormir uma vez por mês e manteve igualmente a ligação com o seu pai biológico. O Kenny tem muito orgulho nele.»



O jogador do Tottenham nunca virou costas a Denise e Kenny mas passou os últimos anos da adolescência sob os cuidados da família Hickford. Aos 16, fez a estreia pela equipa principal do MK Dons.
 
Em agosto de 2014, já com os grandes clubes ingleses no seu encalço, Dele Alli deslumbrou numa histórica goleada da sua equipa frente ao Manchester United (4-0), para a Taça da Liga. Os olheiros estavam deliciados. Seriam os ‘spurs’ a garantir o seu concurso, no início do ano seguinte, deixando o jogador em Milton Keynes até final da temporada.
 
Atualmente, Dele Alli é uma das grandes figuras do Tottenham e da Premier League de Inglaterra.