SIGA O JOGO AO VIVO AQUI

Rui Vitória diz que não quer saber da Europa «para nada». Domingos Paciência quer manter viva a chama da luta pelo ansiado quarto lugar. Entre objectivos assumidos e outros desvalorizados mas perfeitamente possível, vai ser jogado este Sp. Braga-P. Ferreira. Com o escorregão caseiro do U. Leiria, mais a derrota do Nacional no Dragão, uma coisa é certa: parte do futuro destes dois candidatos à Europa, passa por este jogo.

O Sp. Braga é o candidato assumido. Num ano marcado pela ressaca da epopeia de 2009/10 e pelo bom registo nas provas europeias, os minhotos querem assegurar um regresso célere à montra da Liga Europa. Os arsenalistas nunca foram candidatos ao título, deixando de lado uma luta que foi sua até à última ronda da época passada. Em contrapartida sempre assumiram o desejo de assegurar o 4º lugar, que, neste momento está na posse do velho rival V. Guimarães, que soma mais cinco pontos, mas tem, também, um jogo mesmo.

Do outro lado, um candidato disfarçado, por assim dizer. O Paços de Ferreira tem mantido, nos últimos anos, uma bitola reservada: primeiro a manutenção. O que vier a seguir, será bónus, Tem resultado. Os «castores» são uma das «equipas sensação» da prova. Venceram em Alvalade e até já ganharam em Braga, para a Taça da Liga.

Historicamente, o Sp. Braga leva clara vantagem. Só por uma vez, na época 2005/06, o P. Ferreira venceu na deslocação a Braga, para o campeonato. Rui Vitória terá de encontrar alguém que substitua os heróis Didi e Júnior, que marcaram nesse 2-3 (curiosamente o resultado do encontro da Taça da Liga), uma vez que uma das armas da equipa este ano, está de baixa.

Pizzi, com gripe, falha o encontro com o «seu» Sp. Braga e deve abrir espaço no onze para que Rondon e Nélson Oliveira joguem de início, com o venezuelano a descair para as faixas. Mas, se em Paços de Ferreira se lamenta a baixa do extremo, em Braga as preocupações são maiores.

É certo que Alan recuperou a tempo do jogo mas Domingos sublinhou que não deve ser titular. E depois, não há Miguel Garcia (castigado) e os lesionados Vandinho, Elderson, Paulão e Paulo César. Muitas baixas num grupo que entre a vingança do jogo da Taça da Liga e a luta para recuperar os pontos perdidos na primeira volta vai ter de buscar as forças para se lançar em busca do desejado lugar europeu.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Sílvio, Rodríguez, Kaká e Marco Ramos; Custódio, Hugo Viana e Mossoró; Ukra, Lima e Hélder Barbosa.

Outros convocados: Marcos, Aníbal, Vinícius, Salino, Guilherme, Alan, Meyong e Keita.

P. FERREIRA: Cássio; Baiano, Ozéia, Cohene e Maykon; André Leão, Leonel Olímpio e David Simão; Manuel José, Nélson Oliveira e Mário Rondon.

Outros convocados: António Filipe, Bura, Pedro Queirós, Bruno de Paula, Filipe Anunciação, Amond e Nuno Santos.

SIGA O JOGO AO VIVO AQUI