Até onde poderá chegar este FC Porto de Lopetegui na Liga dos Campeões?
 
Maniche, um dos protagonistas do título europeu do FC Porto em 2003/2004, não tem dúvidas em apontar: «Pode chegar à final!».
 
O antigo internacional português elogia a qualidade do FC Porto, versão 2014/2015 e lembra: «Quando fomos campeões, em 2004, fomos indo em pezinhos de lã, também quase ninguém acreditava em nós…»
 
Maniche tem um feeling: este FC Porto pode chegar ainda mais longe na Champions. «Ter chegado aos quartos de final já foi muito bom, mas acredito que se possa atingir um patamar ainda superior. A partir deste ponto, as equipas são todas muito fortes, mas este FC Porto tem muita qualidade, pode perfeitamente sonhar com a final».

Sobre a evolução deste FC Porto de Lopetegui, Maniche identifica: «Tem melhorado bastante nos últimos meses. Está num grande momento, sem dúvida».



Helton ou Fabiano?

No jogo com o Arouca, o FC Porto, depois da goleada ao Basileia, teve revés inesperado: Fabiano foi expulso e vai, pelo menos, falhar a deslocação à Choupana. Helton, que entrou muito bem na emergência pós expulsão de Fabiano, será por certo titular no reduto do Nacional.

Será que está aberta nova dúvida sobre o dono da baliza dos azuis e brancos?

Maniche contorna a questão com elogios aos dois: «O Helton é um excelente profissional, todos sabemos disso. Conhece perfeitamente a casa e por certo que os adeptos o irão acarinhar. O Helton terá agora esta oportunidade de voltar à baliza, mas o Fabiano também tem vindo a jogar muito bem...»
 
Benfica favorito, mas FC Porto na luta

Na reta final da Liga 14/15, Maniche vê o Benfica em «boa posição» para chegar ao bicampeonato, mas coloca o FC Porto ainda com hipóteses: «São quatro pontos de diferença, o FC Porto vai tentar pressionar, mas o Benfica está em boa posição. Ainda vão jogar entre eles, o FC Porto vai esperar por um deslize do Benfica...»

«Faltam nove jogos, são as decisões finais. É um campeonato equilibrado até ao fim e isso é bom», comenta o antigo futebolista, um dos poucos que passaram pelos três grandes (Benfica entre 1990-96 e 1999-2002; FC Porto 2002-05 e Sporting 2010-11).
 
Futebol e espetáculo em Gaia

Maniche foi uma das várias presenças do mundo futebol e do espetáculo da XII Gala do jornal «O Gaiense».
O evento deste ano, realizado numa unidade hoteleira de Gaia, foi dedicado ao «Melhor Treinador».
José Maria Pedroto, «o mestre dos treinadores», e José Carlos Noronha, «o médico salvador».

Filipe Ribeiro, até hoje adjunto de Rui Quinta e ex-treinador de Paredes, Aliados do Lordelo, Joane e Fafe, foi distinguido como melhor treinador, também com Augusto Mata e Paulo Tavares como nomeados.
 
O evento contou com a presença de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF; ainda o árbitro Artur Soares Dias, os ex-árbitros Pedro Henriques e Paulo Paraty e o auxiliar Bertino Miranda.

Também estiveram vários treinadores: Pedro Martins (Rio Ave), Petit (Boavista), José Mota (Gil Vicente), Miguel Leal (Moreirense), ainda Domingos Paciência, José Couceiro e Rui Quinta.

Reinaldo Teles (FC Porto) e Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, e algumas figuras do espetáculo, como a cantora Adriana Lua, também se juntaram à XII Gala do Gaiense.
.