CR100! Na Europa, Cristiano Ronaldo já pode usar este epíteto.

A noite da Liga dos Campeões foi do craque português do Real Madrid, que bisou na reviravolta dos merengues em Munique frente ao Bayern (1-2).

Uma noite histórica em que Cristiano se tornou no primeiro jogador da história a atingir 100 golos nas provas europeias – 97 na Liga dos Campeões, um numa pré-eliminatória e dois na Supertaça Europeia.

Abaixo dele, Lionel Messi (97) golos e a fechar o pódio dos maiores goleadores Raúl (76), outro histórico madridista, numa lista em que se seguem Shevchenko (63) e Inzaghi (62).

Em termos absolutos, CR fez o 392.º golo pelos madridistas em 385 jogos e 110 assistências (26 golos em 35 jogos e  12 assistências nesta época).

Antes do bis histórico, Cristiano terminou com um jejum de 659 minutos sem marcar na Champions.

Ronaldo bisou e o Bayern voltou a perder nas competições europeias depois de 16 triunfos caseiros. A última derrota havia acontecido frente… ao Real Madrid, que goleou por 4-0 em Munique. Agora os merengues tornaram-se na primeira equipa a vencer por duas vezes na Allianz Arena.

O Real deu um passo decisivo para marcar presença nas meias-finais da Liga dos Campeões, em que tenta revalidar o título. Por sua vez, o campeão alemão terá de fazer história e pela primeira vez virar um resultado de 1-2 (que já aconteceu 50 vezes) na primeira mão na Champions.

Mbappé e Griezmann: dois franceses em destaque

Missão quase impossível tem outra equipa alemã depois de esta quarta-feira ter sido também ter sido derrotada em casa.

Após o adiamento do jogo devido a questões de segurança, o Borussia Dortmund perdeu em casa diante do Mónaco de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho: 2-3. Virar um resultado assim aconteceu apenas uma vez, quando o Zurique deu a volta na Eslovénia a uma desvantagem frente ao Maribor (na pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2009/10).

No jogo de Dortmund também houve registos individuais assinaláveis, com o prodígio do Mónaco Mbappé a tornar-se no segundo jogador mais jovem de sempre (18 anos e 113 dias) a marcar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, atrás de Bojan Krkic (17 anos e 217 dias), e no mais jovem a fazer dois golos na fase a eliminar da Liga dos Campeões.

Dembelé (Borussia Dortmund) também marcou, o que fez deste um jogo para a história: pela primeira vez dois jogadores sub-20 marcaram numa eliminatória da Liga dos Campeões.

No outro jogo da noite, em Madrid, o Atlético, que manteve a baliza a zeros pela 15.ª vez nos últimos 17 jogos da Champions em casa, venceu o Leicester.

O campeão inglês e último resistente da Premier League foi derrotado (1-0) graças a uma grande penalidade convertida por Antoine Griezmann. O avançado internacional francês tornou-se no primeiro jogador da história do Atlético que fez mais de cinco golos em duas edições da Liga dos Campeões.