Leo Messi não foi a figura principal na final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Juventus. Comportou-se como um ator secundário, é certo, mas teve um desempenho que bastaria para figurar entre os candidatos aos Óscares da categoria.

Na noite em que os espanhóis venceram os italianos por 3-1, o argentino nem precisou de apresentar a sua melhor versão para ter um papel decisivo nos dos primeiros golos ‘culés’.

Jogando mais recuado, entre a direita e o centro, Messi criou mais desequilíbrios através de passes e contribuiu para a abertura de espaços em outras zonas do terreno.

Foi pela direita, aliás, que começou a desenhar aberturas para o flanco oposto. Como aquela em que lançou Jordi Alba no lance do 1-0, concluído por Rakitic.

FICHA DO JUVENTUS-BARCELONA

O argentino manteve-se assim ao longo da etapa inicial. Sem forçar, apostando na entrega simples da bola, arriscando poucos ou nenhuns dribles. Surgiria com maior disposição para o risco na segunda metade.

Os dados finais, de qualquer forma, comprovam a tremenda utilidade de Leo Messi. Uma eficácia de 80 por cento nas ações com bola (passes, fintas, remates, etc), ou seja, quatro decisões certas em cada cinco. Números convincentes num total de 70 movimentos.

A CRÓNICA DO JOGO

A percentagem sobe quando menos se arrisca, naturalmente, e o avançado do Barcelona sentiu isso quando apresentou os seus argumentos técnicos para – tentar – ultrapassar adversários.

Em onze dribles, Messi falhou quase metade (seis certos) mas tal bastou para criar um desequilíbrio que permitiu à sua equipa chegar ao 2-1, respondendo ao empate da Juventus.

Ao minuto 68, o argentino arrancou a meio-campo, fintou um adversário à entrada da área e rematou para defesa incompleta de Buffon. Luis Suárez fez o resto.

Foi apenas um de quatro remates de Messi no encontro e o único a acertar na baliza da Juventus. Tentara de cabeça, ainda na primeira parte, por cima. E foi esse o destino dos restantes ensaios.

Sem a capacidade de explosão de outras noites, La Pulga foi ainda assim incómoda para os adversários e teve um papel decisivo. Com atores secundários como este, cada filme promete ser um sucesso de bilheteira.

Números de Leo Messi:

Ações com bola: 70
Certas: 56
Erradas: 14

Passes: 46
Certos: 43
Errados: 3

Remates: 4

Baliza: 1
Fora: 3

Pé esquerdo: 3
Cabeça: 1

Fintas: 11
Certas: 6
Erradas: 5

Faltas sofridas: 5

Faltas cometidas: 2
 
 

Campeonesssssss !!!!!!!!!! Vamossss carajooooo

Uma foto publicada por Leo Messi (@leomessi) a