Cinco possíveis figuras da Liga 2013/14. Deixe as suas sugestões na caixa de comentários.

Lucho

A presença de Lucho no plantel do FC Porto deve sossegar os adeptos portistas. Afinal, o argentino costuma ser sinónimo de título no Dragão. Esta época Paulo Fonseca está a pedir a Lucho que seja o melhor amigo do ponta-de-lança, face mais visível da mudança operada pelo treinador no meio-campo azul-e-branco. Aparentemente, muito dependerá do que conseguir render neste papel.

Markovic

No pacote sérvio há três potenciais titulares. Na pré-poca o mais entusiasmante foi o jovem Markovic. Não vale a pena procurar ali a solução imediata, mas o antigo jogador do Partizan parece capaz de oferecer às transições de Jesus a eficácia e a imprevisibilidade de outros tempos. Interessante ver como será utilizado na Liga dos Campeões.

Montero

O colombiano tem sobre os ombros a responsabilidade de fazer golos. Desde Liedson que o Sporting não tem um ponta-de-lança que lidere a equipa, que resolva problemas. Nas últimas épocas esse papel passou a ser desempenhado por Rui Patrício, o que também diz alguma coisa sobre os últimos tempos. Montero revelou alguma qualidade na pré-temporada, sendo que não é, à partida, uma aposta à prova de bala.

Ruben Micael

Sem Hugo Viana e Mossoró, o Sporting de Braga dependerá bastante do que Ruben Micael conseguir fazer. Esta é, de resto, uma temporada decisiva para o médio. Aos 26 anos, uma época regular garantir-lhe-á a presença no Mundial 2014 (caso a seleção, como se deseja, lá chegue). Ao longo da carreira, só em Saragoça fez amis de 30 jogos. É curto e Jesualdo precisará que o seu número «10» esteja mais presente. Ruben Micael precisa de entender que fazer umas coisas já é curto.

Abdi Ali

E fora dos grandes, em quem aposto? As hipóteses são múltiplas. Há jogadores muito interessantes em diversos clubes, mas escolhi um que me despertou curiosidade em 2012/13. Liban Abdi Ali, 24 anos, fez meia temporada pelo Olhanense. Depois lesionou-se com gravidade. Agora Sérgio Conceição foi buscá-lo para a Académica. O potencial está lá. Veremos.