Sorteio pouco feliz para o FC Porto. A equipa de Nuno Espírito Santo vai defrontar a Juventus, pentacampeã de Itália, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A Juventus terminou no primeiro lugar do Grupo H, à frente de Sevilha, Ol. Lyon e Dínamo Zagreb. Quatro vitórias e dois empates para a Vecchia Signora.

Sevilha (0-0) e Olympique Lyon (1-1) lograram empatar em Turim, mas o adversário do FC Porto garantiu triunfos fora de portas.

Na memória dos adeptos de ambos os clubes estará certamente a final da Taça das Taças em 1983/84, quando a Juve venceu os dragões por 2-1 e levantou o troféu.

FINAL DE BASILEIA: A prece de Pedroto, a loucura de Zé Beto, «um roubo histórico»

Mais recentemente, italianos e portugueses ficaram no mesmo grupo da Liga dos Campeões 2001/02. Na primeira fase de grupos, Juventus e FC Porto superaram Celtic e Rosenborg.

A Juventus terminou na frente do Grupo E, com 11 pontos, contra 10 do FC Porto.

A 10 de outubro de 2001, no Estádio das Antas, uma formação portista orientada por Octávio Machado empatou a zero com a Juve (0-0). A 23 de outubro, a equipa transalpina venceu o Stadio delle Alpi por 3-1. Clayton marcou primeiro, a Juventus deu a volta por Del Piero, Paolo Montero e Trezeguet.

Três duelos, duas vitórias para a Juventus e um empate. O registo histórico sorri para Vecchia Signora.

Um gigante do futebol transalpino e do continente europeu, a Juve viu-se envolvida no escândalo de manipulação de resultados na Serie A. Caiu para o segundo escalão e perdeu os títulos de 2005 e 2006.

Liga dos Campeões: resultado completo dos oitavos de final

Lentamente, a equipa italiana recuperou o seu estatuto e tem dominado o futebol nacional nas últimas épocas. Apresenta-se como pentacampeã transalpina e procura regressar ao topo no Velho Continente.

A Juventus de Massimiliano Allegri chegou à final da Liga dos Campeões na temporada 2014/15, caindo no jogo decisivo perante o Barcelona.

Gianluigi Buffon é uma referência incontornável e esteve nos duelos com o FC Porto em 2001. Do outro lado estará outro nome histórico das balizas, Iker Casillas.

Os oitavos de final da Liga dos Campeões permitirão ainda o regresso de Alex Sandro ao Estádio do Dragão. No setor ofensivo destacam-se naturalmente os nomes dos experientes Mario Mandzukic e sobretudo Gonzalo Higuaín, com o apoio do inspirado Paulo Dybala.

Eis o onze tipo da Juventus na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo em conta o tempo de utilização: