Reagir foi insuficiente para o Villarreal de Gonçalo Guedes forçar, pelo menos, o prolongamento na receção ao Marselha, depois do 4-0 de há uma semana. No encontro da segunda mão dos «oitavos», de sentido único, o avançado português foi titular e viu Étienne Capoue a inaugurar o marcador, aos 32m.

Adivinhando a avalanche ofensiva do «submarino amarelo», Gasset lançou Aubameyang  e Harit ao intervalo, em detrimento de Sarr e Ndiaye. Em todo o caso, bastaram nove minutos para Sorloth, assistido por Guedes, ampliar a vantagem dos espanhóis.

Galvanizados pelo momento, os anfitriões acreditavam que seria possível uma reviravolta histórica. E até fizeram o 3-0, pela cabeça de Mosquera, aos 86m. Todavia, o Marselha cerrou os caminhos da baliza, soube sofrer e, num raro contra-ataque, sentenciou a eliminatória, aos 90+4m.

Aubameyang rasgou a muralha amarela, pela esquerda, e serviu Jonathan Clauss, completamente sozinho ao segundo poste. O resultado de 3-1 resultou num agregado de 3-5. Assim, Mbemba e companhia atingem os «quartos» da Liga Europa, com a ambição de, pelo menos, repetir a campanha de 2017/18, quando os franceses foram finalistas vencidos.

Eficácia impressionante embala West Ham

Em Londres, o West Ham foi implacável na receção ao Friburgo, goleando, por 5-0. Face à desvantagem trazida da primeira mão (0-1), a turma de David Moyes operou a reviravolta ainda na primeira parte, com os golos de Paquetá e Bowen, aos 9 e 32m.

Mas, ao contrária da partida narrada acima, este foi um encontro equilibrado, com as equipas empatadas em remates e oportunidades de golo. Todavia, os anfitriões foram eficazes, embalados pelo Olímpico em ebulição.

Agastados pelo resultado ao intervalo, os alemães foram incapazes de travar uma noite imaculada do West Ham, que contou com novo golo aos 52m, por Cresswell.

Em quatro remates no segundo tempo, o West Ham fez três golos. A fechar, Kudus bisou, aos 77 e 85m, fixando o marcador em 5-0. O detentor da Liga Conferência segue em prova, na companhia de Benfica, Marselha e AC Milan.