A quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa foi negra para as equipas portuguesas com especial destaque negativo para o Sporting. A derrota dos leões na Albânia atinge o patamar mais escandaloso pelos números de 3-0 com que o Skenderbeu se estreou a pontuar na prova – na estreia de uma equipa albanesa numa fase de grupos de uma competição da UEFA.

O Sporting já sofreu derrotas maiores, quer em casa quer fora do seu terreno – a relativamente recente eliminatória com o Bayern Munique (0-5 em Alvalade e 1-7 na Alemanha) ainda estará fresca (ou os posteriores 0-3 com o Videoton). Mas ser goleado pelo gigante alemão acontece a muitas equipas – que o diga o Arsenal nesta quarta-feira. Agora, perder 3-0 com uma equipa albanesa não acontece à maioria que está nas competições europeias.



Os leões foram derrotados de forma inquestionável por um adversário 216 lugares abaixo no ranking UEFA: o Sporting é o 33º da tabela; o Skenderbeu é o 249º. Estes números do resultado não são recorde, mas aquele entrará para os confrontos mais humilhantes para a equipa portuguesa na UEFA a fazer lembrar derrotas com Casino Salzburgo (1993) ou Viking Stavenger (1999).

Foi uma noite negra para os leões em particular, mas também má para todas as equipas portuguesas na Liga Europa. Sp. Braga e Belenenses também perderam sendo que os azuis do Restelo foram batidos no seu terreno. No total, as equipas nacionais sofreram seis golos sem resposta nesta quinta-feira que deu os primeiros quatro carimbos para a fase seguinte da prova: Molde, B. Dortmund, Rapid Viena e Nápoles – com italianos e austríacos a terem o pleno dos pontos.

Grupo A

O Molde está apurado e há três equipas a lutarem pelo segundo lugar do apuramento. O
Fenerbahçe de Vítor Pereira com Bruno Alves e Nani (até aos 73) no onze e Raul Meireles no banco saiu com uma igualdade de Amesterdão e mantém a vantagem no confronto direto com o Ajax.

Na Escócia, o Molde carimbou o apuramento com mais um sensacional triunfo eliminado o Celtic e fazendo história. O golo da vitória da equipa norueguesa foi marcado por Daniel Hestad que, aos 40 anos é o jogador mais velho a marcar na Liga Europa.
 


Fenerbahçe pontua, quarentão apura Molde

Grupo B

O Liverpool de Jürgen Klopp estreou-se a ganhar na prova e as contas ficaram mais baralhadas no grupo com todos – inclusive o derrotado desta quinta-feira Rubin Kazan – a lutar pelo apuramento quando faltam duas jornadas.

O Sion teve Carlitos em campo até aos 73 minutos, mas perdeu a hipótese de se apurar já nesta quinta-feira ao ceder um empate com o Bordéus.

Liverpool vence sem óculos de Klopp, Sion empata

Grupo C

O Borussia Dortmund carimbou o apuramento com uma goleada sobre o Qabala, que ficou só com remotas hipóteses matemáticas. Já o Krasnodar reforçou a candidatura aos 16 avos de final vencendo o PAOK que teve Ricardo Cosa em campo os 90 minutos.

A equipa alemã soma e segue no recorde pessoal de jogos oficiais consecutivos a fazer golos: são atualmente 31.



Dortmund apurado, PAOK à beira da eliminação

Grupo D

O Nápoles é uma das duas equipas que nesta quinta-feira selaram o apuramento com o pleno de vitórias. O percurso da equipa italiana tem sido categórico. Em quatro jogos, os napolitanos têm 16 golos marcados (e apenas um sofrido).

O Midtjylland foi goleado em Itália, mas mantém o segundo lugar desse Grupo D. Mas o Brugge reacendeu as esperanças de apuramento ao vencer o Legia, que ficou arredado das contas.



Nápoles goleia e faz a festa frente ao FC Midtjylland

Grupo E

O segundo apurado totalista de pontos a segunda jornada chega já neste agrupamento através do Rapid Viena. As contas estão também quase resolvidas quanto ao segundo lugar, pois o Villarreal está tão perto do apuramento que até pode não precisar de pontuar na próxima ronda.

Só um milagre ainda dá esperança ao Viktoria Plzen. Ao Dínamo Minsk – a única equipa sem pontos à quarta jornada – nem isso. Os checos podem queixar-se da falta de sorte para que tivessem mais probabilidades, pois o golo que ditou a derrota frente aos austríacos não deixou de ser invulgar...



Rapid Viena avança para os 16 avos, Villarreal está muito perto

Grupo F

O Sp. Braga manteve liderança apesar da derrota que reanimou as esperanças do Marselha e que permitiu aos franceses colarem-se ao segundo lugar. Mas o Liberec puxou dos galões para manter o segundo lugar que dá o apuramento sentenciando a eliminação do Groningen.



Marselha-Sp. Braga, 1-0 (crónica)

Grupo G

A Lazio está praticamente apurada necessitando apenas de um ponto na próxima jornada para consegui-lo. Matematicamente, o Rosenborg ainda tem hipóteses de discutir o apuramento com Saint-Étienne e Dnipro.

Mas são a equipa francesa a ucraniana que estão na disputa mais acesa. O Saint-Étienne ganhou nesta quinta-feira à equipa de Bruno Gama (em campo a partir dos 78 minutos) e garantiu que já só depende de si para seguir em frente.

Lazio a um passo, Dnipro mais longe

Grupo H

No grupo do Sporting, os resultados desta 4ª jornada deixam as quatro equipas do grupo com hipóteses de apuramento. Os albaneses renasceram às custas dos leões.

No embate entre adversários com um português de cada lado, Besiktas e Lokomotiv Moscovo dividiram os pontos e ganharam vantagem para o terceiro lugar. No jogo da Turquia, Quaresma entrou ao intervalo e abriu o abrir o marcador para o Besiktas, aos 58 minutos.
 



O Lokomotiv contou com Manuel Fernandes até aos 74 minutos e empatou o jogo aos 76 por Niasse – que tem três golos e três assistências na prova.
 



Skenderbeu-Sporting, 3-0 (crónica)


Grupo I


A derrota em casa deixou o Belenenses no último lugar do grupo a par do Lech Poznan. O Basileia aproveitou o triunfo no Restelo para retificar o desaire com os portugueses na ronda anterior e subir ao primeiro lugar.

A Fiorentina de Paulo Sousa também foi ganhar à Polónia e, num grupo que continua muito equilibrado, os dois vencedores da noite ocupam os dois lugares de apuramento quando faltam disputar seis pontos.



Belenenses-Basileia, 0-2 (crónica)


Grupo J


Aqui, também tudo voltou a ser baralhado e a ser dado de novo com rearranjo de algumas posições. O Monaco de Leonardo Jardim saiu do Azerbaijão com um empate que mantém a equipa francesa em lugar de apuramento.

Ricardo Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva jogaram de início, mas foi Ivan Cavaleiro quem entrou aos 61 minutos para marcar o golo do empate do Monaco aos 72.

Com o empate do Monaco, o Tottenham não perdeu a oportunidade de saltar para o primeiro lugar do grupo vencendo o Anderlecht em Inglaterra.

Harry Kane e Dembele dão liderança ao Tottenham


Grupo K


Aqui também está tudo em aberto, se bem que o APOEL de Mario Sérgio e Nuno Morais (90 minutos em campo) sofreu um revés ao perder com o Asteras.

Schalke e Sparta continuam a ser os dois principais candidatos ao apuramento e dividiram os pontos nesta quinta-feira.

Sparta empata Schalke, APOEL cai na Grécia


Grupo L


No último agrupamento da ordem alfabética continuam aas quatro equipas com hipóteses de estarem nos 16 avos de final. Mas as probabilidades ficaram agora mais definidas.

O Ath. Bilbao deu um salto importante para o comando isolado ganhando ao Partizan , ao contrário do AZ que ficou também sozinho, mas no último lugar, depois da derrota com o Augsburgo.

Em igualdade pontual ocupando a segunda posição de apuramento estão agora a equipa sérvia e a alemã, que teve em Bobadilla o eu homem do jogo.
 


Athletic volta a bater Partizan e isola-se

Tudo sobre a Liga Europa