O Marítimo vai receber o Benfica esta sexta-feira no renovado Estádio dos Barreiros, no jogo que abre a 12ª jornada da Liga. Um jogo que poderá acompanhar, a partir das 20h30, no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

Marítimo: treze dias depois da goelada consentida na Luz (0-6), para a Taça de Portugal, os madeirenses recebem agora o Benfica para mais um jogo na Liga. Pelo meio empataram sem golos na visita a Chaves, mas é o jogo da taça, a maior goleada da temporada até ao momento, que marca agora a visita da equipa de Rui Vitória aos Barreiros. É evidente a melhoria da equipa madeirense desde a chegada de Daniel Ramos, com destaque para a vitória sobre o Sp. Braga (1-0) no início do mês, mas a pesada derrota diante do adversário desta sexta-feira vai ser recordada por todos quando os jogadores pisarem o relvado.

Benfica: se o Marítimo fez três jogos em novembro, o Benfica fez cinco, dando sempre boa resposta aos resultados menos positivos. Empatou com o FC Porto no Dragão e a seguir goleou o Marítimo, no tal jogo da Taça. Empatou com o Besiktas (3-3), na Liga dos Campeões, e a seguir bateu o Moreirense por 3-0 na Luz. A verdade é que na Liga o Benfica continua a mostrar que está forte e na última ronda até reforçou a vantagem sobre o FC Porto. Um jogo em que pode vir a ser importante a possibilidade de Rui Vitória poder gerir até porque, a seguir, vem aí o Nápoles e o Sporting.

AUSÊNCIAS

Marítimo: Pedro Coronas é a única baixa devido a problemas físicos entre os madeirenses, mas Daniel Ramos promoveu quatro alterações na convocatória, numa convocatória com dezanove jogadores. Alex Soares, Fábio China, Dirceu e Samuel passam a ser opções, em detrimento de Esquerdinha, Baba e Gevaro.

Benfica: Eliseu é a última baixa no Benfica que, assim, volta a ter quatro jogadores indisponíveis por lesão, com o lateral a juntar-se a Grimaldo, André Horta e Jonas. Além do lateral, que deve ser rendido por André Almeida, Rui Vitória deixou ainda Danilo de fora. Numa lista alargada com 21 jogadores, destaque para os regressos de Paulo Lopes, Celis e Zivkovic.

DISCURSO DIRETO

Daniel Ramos: «Queremos estar ao nosso melhor nível e contrariar o ímpeto do adversário. Para conseguirmos superar o Benfica, não poderemos sofrer golos e isso passa por defendermos, esperar um grande dia do Marítimo e um dia menos bom do Benfica».

Rui Vitória: «Eu quero é ter pressão! No Benfica queremos esta pressão porque é bom sinal. Não me afeta se estou atrás ou à frente. Temos sempre a perspetiva de que há três pontos para ganhar. Amanhã jogará a equipa que acharmos que é a mais forte».

HISTÓRICO

O Caldeirão dos Barreiros é, por tradição, um palco difícil para o Benfica, pelo menos é isso que dizem os números do histórico dos embates entre os dois emblemas na Madeira. Em 36 jogos para o campeonato, a equipa da Luz venceu menos de metade (17), somando ainda doze empates e sete derrotas. Ainda na temporada passada, numa altura crucial do campeonato, na penúltima jornada, o Benfica venceu por 2-0, com dois golos marcados na segunda parte por Mitroglou e Talisca, já depois da expulsão de Renato Sanches ainda na primeira parte. Mas a verdade é que nos últimos dez jogos nos Barreiros, o Benfica venceu oito, empatou um e perdeu apenas um. A última vitória do Marítimo foi na temporada 2013/14 (2-1), com golos de Derley e Sami, pelos madeirenses, e de Rodrigo, pelos lisboetas.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marítimo: confira os convocados

Benfica: confira os convocados