A figura: João Real

Decisivo. Apesar de ter como principal função a defesa da sua baliza, o central academista nunca se inibiu de subir à área contrária para tentar o golo. Logo nos primeiros 20 minutos teve dois cabeceamentos perigosos. Depois, ao cair do pano, quando tudo parecia perdido, mesmo a fechar a partida, o sub-capitão da Académica marcou o golo do empate. Atrás, foi o melhor do seu setor, mas nesta partida isso nem é um grande elogio...

O momento: João Real resgata um ponto para a luta coimbrã (90')

Depois do desnorte com que regressaram do descanso, não estava fácil encontrar o rumo certo. Não se foi lá por jogadas construídas, chegou-se num típico lance de final de partida. No desespero, depois de uma bola bombeada por Leandro Silva, João Real rematou com convicção para o empate. Valeu o resgate de um ponto, muito importante para a luta pela permanência.

Negativo:

A entrada da Académica na segunda parte é inacreditável. Uma sucessão de erros deu a vantagem aos insulares, que até nem tinham feito muito por isso. O rol de passes errados dos jogadores academistas nos primeiros 10 minutos da etapa complementar foram o menor dos problemas dos estudantes. Dois auto-golos dizem um pouco do desnorte do conjunto de Gouveia, mas nem dizem tudo. O de Ricardo Nasciemnto, então, é surreal. Não acredita? Procure e veja se o lance não entra diretamente para a lista dos mais caricatos do ano.

Outros destaques:

Leandro Silva

O médio emprestado pelo FC Porto está nos dois golos da Académica. Faz um passe deslumbrante para o tento de Nii Plange, e é ele quem coloca a bola na área no golo o empate. Foi dos mais esclarecidos ao longo dos 90 minutos.

Aly Ghazal

Presença imponente no meio-campo nacionalista. O jogador egípcio ocupa muito bem os espaços defensivos e parece estar sempre no caminho da bola. Realizou uma excelente partida, esta tarde em Coimbra.

Román

É verdade que o Nacional chega à vantagem beneficiando de dois auto-golos de jogadores da Académica, mas a entrada do espanhol ao intervalo mexeu com o jogo. Fez só 45 minutos, mas valeram por 90. É ele que inicia o lance que culmina no segundo golo insular, e ainda esteve perto de dar a vitória no último lance da partida.

Trigueira

Segurou o ponto. Teve uma tarde ingrata o guardião academista. Viu dois companheiros marcarem golos na própria baliza – nos quais nada podia fazer -, mas ainda foi a tempo de impedir a derrota no último lance da partida.