A FIGURA: GOTTARDI

Decisivo no nulo ao intervalo, importante a segurar o 1-1. Mais não fosse porque parou um penálti de Hassan, já teria nota de relevo, mas o guardião foi mais do que isso esta noite. Aliás, pouco depois dessa defesa fez outra, também de elevado grau de dificuldade a um cabeceamento de Tarantini. Se o Nacional foi empatado para o intervalo pode agradecer ao guarda-redes. Nada a fazer no golo de Marvin, mas novamente decisivo a evitar que o holandês bisasse, já com o resultado em 1-1.
 
O MOMENTO: o golaço de Marco Matias
 
Minuto 52. O golo de Marvin já tinha sido muito bom, mas o de Marco Matias conseguiu ainda superá-lo. Sem deixar air a bola que veio da cabeça de Lucas João, um pontapé indefensável à entrada da área. Um ponto ganho à bomba.
 
OUTROS DESTAQUES
 
TARANTINI

Conquistou o penálti que Hassan desperdiçou, esteve perto de marcar de cabeça, pouco depois, e iniciou a jogada que Del Valle atiraria contra Marçal. Tudo isto na primeira parte. Melhor dizendo: tudo isto na reta final da primeira parte. Foi o seu período mais vistoso no jogo, apesar de ser o trabalhador do costume no resto do tempo.
 
DIEGO LOPES
Bom regresso. O brasileiro foi o primeiro elemento do Rio Ave a criar perigo, naquele estilo muito peculiar, gingão. Formou uma boa dupla com Tarantini no miolo, ambos com as costas bem forradas por um batalhador Wakaso. Descaiu para o flanco com a saída de Del Valle, mas o seu futebol ressentiu-se e, na hora de mexer outra vez, Pedro Martins tirou-o.
 
MARVIN
Nem tinha estado especialmente feliz no primeiro tempo, mas a arrancada que valeu o primeiro golo mostrou tudo aquilo que Marvin pode ser. O holandês lançou a festa em Vila do Conde com um disparo fortíssimo. O único que Gottardi não conseguiu parar.
 
TIAGO RODRIGUES
Quase todo o perigo alvi-negro teve a sua assinatura. Não é muito porque o Nacional não foi uma equipa muito perigosa, mas, o que houve, teve génese ou finalização nos pés deste médio, verdadeiro reforço de inverno para Manuel Machado. Forma uma dupla interessante com Gomaa, mostrou remate fácil, apesar da falta de pontaria, e muita inteligência a ler o jogo.