Por: Paulo Graça

Figura:

Guedes: Foi o marcador de um golo que valeu três pontos, e após uma boa jogada individual, após um brilhante passe de Wakaso. Foi sempre muito rápido na linha ofensiva, foi «mortal» no 1X1, ganhando muitas vezes lances no corpo a corpo. Podia ter feito o segundo, mas Maurício, central do Marítimo, evitou. Ainda teve de vir atrás, nas costas de Heldon e de Gil Dias, fazer muitas coberturas.

Momento:

O lance de Fransérgio, isolado e de baliza aberta, é o momento que podia ter revertido o jogo a favor do Marítimo. Aqui, neste lance, o jogador do Marítimo teve tudo para fazer o golo, mas a falta de confiança e a pouca concentração tiram-lhe a hipótese do empate.

Outros destaques:

Gottardi: Foi dos melhores da equipa, outra vez. Fez duas boas defesas, uma a um cabeceamento de Marcelo, outra a um potente remate de Gil Dias. Atento e seguro, bem diferente daquilo que mostraram os seus colegas do centro da defesa.

China: Foi um lateral atrevido, arrancou algumas faltas a Pedrinho (lateral do Rio Ave), fez bons cruzamentos. Não teve, como devia, algum apoio dos médios. Ainda defendeu melhor. Está num bom momento de forma.Fez um bom cruzamento que a bola parece ter batido na mão de Marcelo, já dentro de área. Rui Costa mandou seguir

Marcelo: Um poço e uma autêntica parede defensiva. Ganhou praticamente todos os lances a Dyego Sousa. Ainda acbeceou para a grande defesa de Gotatrdi. Combinou bem com Rodrick e, na verdade, a defesa esteve imparável e intransponível.

Wakaso: Saíram dos pés dele excelentes passes, ora a servir Heldon ora a servir Guedes. Depois, no meio campo, foi parando as investidas dos jogadores maritimistas. Foi dele o passe para Guedes marcar, bem como foram dele os dois passes, já perto do final, para isolar Yazalde na esquerda.

Tarantini: O homem da máscara teve impecável nas recuperações de bola. A boa primeira parte do rio Ave muito se deve a ele, que recuperou e fez logo jogar para a frente, com objetividade. Sem medo, sem problema de meter o pé, o controlo do jogo passou sempre por ele.