A FIGURA: Ricardo Gomes, só custou o primeiro

O jovem avançado do Nacional fez aos 55 minutos o seu primeiro golo ao serviço do Nacional, finalizando com frieza após uma bela jogada de Washington no meio campo vila-condense. Depois de várias tentativas goradas, Gomes foi o primeiro a dar o exemplo.

O MOMENTO: tanto desperdício oh Agra, o Salvador

A expulsão de Cássio, à passagem do minuto 26, poderia ser bastante penalizador para o Rio Ave. Só não foi porque, na conversão do castigo máximo, Salvador Agra permitiu a defesa do recém-entrado Rui Vieira, batendo de forma muito denunciada para o meio da baliza. O erro de Agra deu alento ao Rio Ave para o que restou da primeira parte, mas acabou por não ter influência no triunfo dos alvinegros. Um desperdício que podia ter saído caro. Valeu por ter «conseguido expulsar» Cássio, o que seria decisivo para o desenrolar da partida.

OUTROS DESTAQUES:

Washington

Bom jogo do médio do Nacional, coroando uma exibição consistente com uma assistência para o golo da vitória alvinegra, colocando a bola «redondinha» no pé de Ricardo Gomes, após uma arrancada triunfante.

Rui Vieira

Para quem provavelmente não pensaria em ser utilizado, o guarda-redes do Rio Ave entrou muito bem no encontro, defendendo o penalti de Salvador Agra na primeira vez que tocou na bola. Ao longo do encontro teve também intervenções decisivas para o manter da desvantagem mínima.

Luís Aurélio

A entrada do médio ao intervalo deu maior pendor ofensivo ao Nacional e isso foi determinante para o maior ascendente da equipa insular na segunda parte. A troca efetuada por Manuel Machado deu frutos e isso deve-se muito à boa entrada do experiente médio.

Cássio

Naturalmente pela negativa. O guarda-redes do Rio Ave derrubou Salvador Agra dentro da grande área e foi expulso ainda antes da meia hora de jogo, deixando os vila-condenses em desvantagem numérica ainda muito cedo. A expulsão do guardião brasileiro teve bastante influência no desenrolar da partida.