A FIGURA:
Filipe Ferreira

O esquema de três centrais apresentado pelo técnico espanhol Julio Velázquez deixou-o solto para atacar pelo flanco esquerdo. Se defensivamente, teve dificuldades em travar Ukra, que caía nos seus domínios, ofensivamente não poderia ter sido mais decisivo na partida: logo aos 11’  apareceu nas costas da defensiva rioavista para inaugurar o marcador, após assistência de Carlos Martins… Aos 41’, coube-lhe o papel de ser ele a assistir: e que cruzamento primoroso para Sturgeon, que de cabeça voltou a colocar o Belenenses em vantagem, ainda antes do intervalo.
 
O MOMENTO: Minuto 41. A síntese da eficácia azul
É um lance simples e tremendamente eficaz. Num mau posicionamento da defensiva rioavista, que ainda recuperava de um contra-ataque do Belenenses, Filipe Ferreira aproveitou para fazer um cruzamento com régua e esquadro e Sturgeon apareceu ao segundo poste para colocar de cabeça junto ao poste mais distante. Um golo simples, que decidiu a partida num momento-chave, em cima do intervalo. Não há melhor síntese para a eficácia dos azuis esta tarde nos Arcos.
 
OUTROS DESTAQUES:
Kayembe

O extremo emprestado pelo FC Porto é capaz de fazer a diferença pelo flanco esquerdo. Pela agilidade e capacidade técnica pôs a cabeça em água à defensiva do Restelo quando tinha a bola nos pés... E quando não a tinha revelou garra e muito compromisso com a equipa, pressionando alto e recuperando várias bolas divididas. No segundo tempo, desapareceu… E acabou por ser substituído por Krovinovic a vinte minutos do final.

Edimar
Ninguém diria que parecia em dúvida antes do início da partida. O lateral-esquerdo brasileiro esteve particularmente inspirado a atacar pelo seu flanco. Fez várias boas combinações com Kayembe e ainda foi sua uma assistência com grande categoria para o golo dos vila-condenses, num cruzamento largo a isolar Ukra na cara de Ventura.

Ukra
Foi dos mais inconformados do Rio Ave no primeiro tempo e teve o seu prémio, ao marcar aos 24’ o único golo da equipa da casa. Já antes, aos 17’, num cruzamento largo levou a bola a embater na barra e quase enganou Ventura… Esteve outras vezes em ação pelos eu flanco, mas o seu rendimento viria a cair a pique após o intervalo.

Sturgeon
Deu-se bem a jogar solto na frente, com Miguel Rosa por perto. Por vezes parecia longe da zona de decisão, mas quando apareceu fez estragos para a defesa do Rio Ave. Foi assim aos 41’, ao surgir ao segundo poste para com classe colocar a bola no poste mais distante, fora do alcance de Rui Vieira. E logo três minutos quase que aproveitou uma saída em falso do guarda-redes rioavista para rematar a mais de vinte metros da baliza… A bola saiu a rasar o poste… Mais uns centímetros ao para dentro e seria o golo da tranquilidade da equipa do Restelo.