Siga aqui o AO VIVO do Maisfutebol

O MOMENTO

Gil Vicente: depois de quatro anos entre os «grandes» do futebol português, os gilistas viram consumada a descida de divisão na última jornada. O «annus horribilis» do galo traduz-se em 23 pontos e 18 derrotas. Ganhar ao Belenenses pode já não contar para muito em termos matemáticos mas afasta os azuis do Restelo do sonho europeu. E a narrativa dos últimos anos entre os dois clubes (ex.: «Caso Mateus») faz com que esse cenário constitua um bom antidepressivo.

Belenenses: depois de ter passado boa parte da época nos lugares europeus, o clube da Cruz de Cristo está atualmente a dois pontos do Paços Ferreira. O ponto resgatado ao FC Porto na última jornada não só afastou os dragões do sonho do título como manteve os azuis na luta pela Liga Europa. É certo que o Belenenses depende de terceiros, mas o jogo entre Nacional e Paços, na Choupana, dá-lhe razões de sobra para acreditar que é possível.

AUSÊNCIAS

Gil Vicente: -

Belenenses: Miguel Rosa e Palmeira (lesionados); Camará (castigado)

DISCURSO DIRETO

José Mota: «Temos de ser dignos, de fazer um bom jogo e tentar vencer, porque é essa a nossa obrigação. Temos que ser responsáveis até ao último momento e perceber que este jogo depende de outros resultados, de outros adversários e, portanto, há que ter dignidade de terminarmos bem»

Jorge Simão: «Teria mais convicção se estivéssemos unicamente dependentes de nós. Mesmo ganhando o nosso jogo, isso pode não se verificar. Mas estamos confiantes e empenhados em lutar por uma vitória que nos abra as portas desse apuramento»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Os gilistas são mais felizes no seu reduto em embates contra o Belenenses. Em 14 jogos para a Liga, a equipa de Barcelos levou a melhor em seis ocasiões, permitindo que os lisboetas regressassem à capital quatro vezes com a vitória, a última das quais há um ano. Na primeira volta, os azuis do Restelo, então orientados por Lito Vidigal, venceram por 2-0.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Gil Vicente:

Outros convocados: Caleb, Ricardinho e Peck’s; Jander e Vítor Gonçalves; Caetano e Paulinho.

Belenenses:

Outros convocados: Filipe Mendes e Pedro Cavadas; João Meira; Bruno China, Tiago Silva e Dálcio; Tiago Caeiro e Diogo Ribeiro