O MOMENTO
 
RIO AVE:
A derrota na Madeira, que deu muito que falar em termos de arbitragem, deixou o Rio Ave sem hipóteses de lutar pela Europa na última jornada. A equipa está a um jogo de ir para umas merecidas férias, atendendo a que foi o grupo que mais jogos disputou ao longo da temporada. Uma época longuíssima e, apesar de falhado o regresso à Europa, certamente positiva para os comandados de Pedro Martins. Fechar com chave de ouro, pelo orgulho apenas, é a última missão.
 
SPORTING: Se no Rio Ave já se vê a praia e se perspetiva o descanso, o Sporting tem ainda o grande objetivo da época (por ser o que resta) pela frente: a final da Taça de Portugal. O ensaio da semana passada, precisamente frente ao Sp. Braga, foi muito positivo mas Marco Silva sabe que não há dois jogos iguais. O Rio Ave será sempre um rival complicado e um bom teste para tirar as últimas dúvidas, mas o Sporting que se apresentará nos Arcos será sempre de segunda linha face às muitas ausências nos convocados.
 
AS AUSÊNCIAS
 
RIO AVE:
Tarantini vai cumprir castigo e Boateng está na seleção sub-20 do Gana que prepara o Mundial. Há ainda os lesionados Roderick, Marcelo e Hassan.
 
SPORTING: Capel está lesionado, mas o Sporting terá muitas baixas extra em Vila do Conde. Todas por opção. Rui Patrício, Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien e Carrillo ficaram de fora da lista de convocados.
 
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Pedro Martins (Rio Ave):
«Esperamos fazer um bom jogo, acabar de forma positiva perante os nossos adeptos, com dignidade e alegria, para que os que vierem ao jogo desfrutem dele.»
 
Marco Silva (Sporting): «A equipa está concentrada naquilo que é a nossa missão, vencer este jogo. Depois teremos tempo para falar na final da Taça. A equipa está motivada, apesar de saber que este jogo não altera a classificação. Mas sabemos que o Rio Ave tem qualidade e também quer acabar bem o campeonato.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
O Sporting ganhou metade dos jogos que fez em Vila do Conde para a Liga (10 em 20), mas a tendência tem sido diferente nos últimos anos. Apesar da vitória na época passada, por 1-2, os leões só por duas vezes nos últimos cinco anos venceram, o que atesta o maior equilíbrio, apesar de o Rio Ave só ter ganho uma vez, em 2013, por 2-1, também.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
RIO AVE



 
Outros convocados: Carlos Alves, Nélson Monte, Jony, Luis Gustavo, Abalo, Ernest, Jebor e Iuri

 
SPORTING
 

 
Outros convocados: Luís Ribeiro, Cedric, Bany Sarr, Wallyson, Matheus Pereira, Tanaka e Slimani