A estreia da sexta dupla de centrais ao 14º jogo oficial apresenta-se como um cenário provável no Sp. Braga. O setor mais recuado da equipa de José Peseiro está novamente a ser fustigado por lesões, a exemplo do que aconteceu na primeira passagem do técnico pelos bracarenses, pelo que Velázquez e Artur Jorge devem avançar diante do Belenenses.

Face à ausência por castigo de Rosic, viu o quinto cartão amarelo diante do Chaves, Peseiro está na iminência de fazer alinhar nova dupla no eixo da defesa. Ao castigo do defesa sérvio juntam-se as lesões de Ricardo Ferreira e André Pinto, este último num processo evolutivo de recuperação da lesão no pé esquerdo, que aconselha cautela no regresso à competição.

Sobram Velázquez, uma das últimas contratações face à saída de Boly, e Artur Jorge, recrutado à equipa B com o evoluir das limitações no eixo do setor mais recuado. Com este cenário, cumpre-se o vaticínio e Peseiro não conseguirá manter uma dupla mais do que três jogos consecutivos.

Velázquez jogou os últimos três jogos do Sp. Braga, entrando na equipa precisamente para o lugar de Artur Jorge que fez igualmente três partidas como titular. Tiveram como denominador comum Lazar Rosic. Quarta opção no início da época, atrás de Boly, André Pinto e Ricardo Ferreira, o defesa acabou por beneficiar das contingências deste arranque de época para se assumir como o pilar da defesa, sendo o central com mais minutos. Já fez dez jogos a titular.

Ricardo Ferreira por estrear

Fora destas contas está, para já, Ricardo Ferreira. O defesa lesionou-se ainda no estágio de pré-temporada e teve de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica ao ligamento colateral interno do joelho direito. Está ausente dos relvados desde meados de julho, já lá vão mais de três meses.

Depois do triunfo caseiro frente ao Desp. Chaves, o Sp. Braga joga novamente em casa no próximo domingo, recebendo o Belenenses às 20h15. Os arsenalistas estão na quarta posição, em igualdade pontual com o Sporting, que é terceiro.