Acompanhe aqui AO VIVO o Boavista-Tondela

MOMENTO:

BOAVISTA

O mesmo campeonato, dois Boavistas bem distintos. Em casa, a equipa de Jorge Simão venceu nas últimas cinco jornadas e tem o melhor registo fora do quarteto da frente. Fora, a última vitória aconteceu há três meses e meio; mais precisamente a 15 de dezembro (1-2, em Paços de Ferreira, na jornada 15). A verdade é que a boa prestação caseira vale ao Boavista o 7.º lugar com 36 pontos e a hipótese de ainda sonhar com o quinto lugar, que está a quatro pontos e poderá valer o acesso à Liga Europa. Mais provável é a possibilidade de a equipa de Jorge Simão atingir o objetivo para esta época e superar a classificação dos últimos anos: 9.º com 43 pontos.

--

TONDELA

Longe da aflição das últimas duas temporadas, onde apenas garantiram a manutenção na derradeira jornada, os beirões ainda não afastaram em definitivo o espetro da descida. Estão em 11.º lugar com 29 pontos (menos sete do que o Boavista), seis acima da zona de despromoção. Uma vitória pode começar a arrumar em definitivo a questão. Porém, nos últimos cinco jogos fora o Tondela venceu um e nunca venceu no Bessa na I Liga. A 28.ª jornada da Liga poderá ajudar a definir o xadrez da Europa para o Boavista e a manutenção para o Tondela.

--

AUSENTES: 

Boavista: Iván Bulos, Edu Machado e David Simão, lesionados. Sparagna e Vítor Bruno, castigados. Yusupha N’Jie, condicionado.

Tondela: Pité, Murilo, Tembeng, Junior Pius e Nick Ansell, lesionados.

--

DISCURSO DIRETO:

Jorge Simão (Boavista): «O Tondela é uma equipa muito mais confortável na tabela classificativa. (...) É visível na forma como joga, de uma forma mais envolvente e com ligação entre os setores. Apesar da diferença pontual, não considero o Boavista favorito. Este campeonato, como a classificação demonstra, são quatro equipas e as restantes. Entre estas a variação classificativa depende da capacidade delas se manterem estáveis e irem somando pontos tranquilamente.»

Pepa (Tondela): «O grupo está bem, disponível e pronto para a guerra e sexta-feira, frente a uma equipa muito forte em casa, só o melhor Tondela pode conseguir os três pontos. Espero um jogo difícil, muito intenso, num estádio difícil. Há que ter concentração nos limites, agressividade, rigor, frente a uma equipa que tem conseguido fazer do Bessa uma fortaleza e tem o sonho, legítimo, de lutar pela Liga Europa.»

--

REGISTO HISTÓRICO:

Nas cinco ocasiões em que se encontraram na Liga, o Boavista venceu três, empatou uma e perdeu outra, precisamente na primeira volta deste campeonato: o Tondela venceu por 3-2 em casa. No Bessa, o resultado repetiu-se nas duas receções: 1-0 para os axadrezados nas duas últimas épocas. O histórico entre as duas equipas só se equilibra um pouco mais graças à vantagem dos beirões nos confrontos na II Divisão Nacional (nas épocas 2010/11 e 2011/12): três vitórias e um empate.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

BOAVISTA

Outros convocados: lista não divulgada.

--

TONDELA

Outros convocados: Ricardo Janota, Ícaro Silva, Claude Gonçalves, Joca, Juan Delgado, Harramiz e Heliardo.