Siga o SPORTING-NACIONAL EM DIRETO no Maisfutebol
 
O MOMENTO

Sporting: os leões têm, na prática, dois grandes objetivos a cumprir na 31.ª jornada da Liga Portuguesa: garantir matematicamente o terceiro lugar na classificação, que dá acesso ao play-off da próxima edição da Liga dos Campeões, e carimbar a quinta vitória consecutiva contabilizando todas as competições, o que seria o segundo melhor registo da temporada. Poder-se-ia acrescentar a tudo isto ténues esperanças relativamente ao segundo lugar, mas os seis pontos de atraso, que na prática equivalem a sete, não deixam grande margem para sonhar.
 
Nacional: os madeirenses regressam ao local onde, há sensivelmente um mês, perderam um dos objetivos da temporada: a presença inédita na final da Taça de Portugal. Daí para cá, o foco alvinegro centra-se única e exclusivamente na luta pelo sexto lugar da tabela classificativa, única via ainda aberta para a tão ambicionada qualificação europeia. Para dar mais força a essa chama, a equipa de Manuel Machado tem de fazer o que ainda ninguém fez esta época: vencer o Sporting na condição de visitante para a Liga e esperar que a concorrência direta deixe pontos pelo caminho.
 
AUSÊNCIAS
 
Sporting: Islam Slimani (lesionado), William Carvalho (castigado), Miguel Lopes e Nani (opção)
 
Nacional: Edgar Abreu e Wagner (lesionados), Aly Ghazal e Saleh Gomaa (castigados)
 
DISCURSO DIRETO
 
Marco Silva: «É importante começar da melhor forma os jogos, traz tranquilidade à equipa e confiança. Em Moreira do Conégos conseguimo-lo, o que nos permitiu gerir o jogo e procurar o segundo e o terceiro golo. Nem sempre dá para fazer isso, mas é o que vamos procurar fazer amanhã com o Nacional. Entrar fortes no jogo é sempre muito importante. Dupla Montero-Tanaka? É uma possibilidade».
 
Manuel Machado: «A única equipa que está na luta pela Europa e não depende de ninguém é o Belenenses, mas nós vamos lutar por esse objetivo até que matematicamente seja possível, sabendo que há doze pontos para conquistar e um passo em falso poderá ser fatal. O histórico não nos deixar grande otimismo, mas se o Nacional estiver concentrado poderá pontuar em Alvalade».
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
 
Na antevisão ao encontro, Manuel Machado recorreu ao histórico de confrontos para ilustrar as dificuldades que esperam os madeirenses diante do Sporting e tem toda razão: as duas equipas já se defrontaram em 40 ocasiões e os insulares «apenas» venceram quatro. O Sporting contabiliza 23 triunfos e pelo meio registaram-se 13 empates.

Transpondo esta realidade para os realizados em Alvalade a superioridade verde e branca é, ainda, mais significativa: 14 triunfos em 19 jogos e quatro empates.

Quer isto dizer que só por uma vez o Nacional conseguiu encantar o leão na condição de visitante: na última jornada da temporada 2004/2005, aproveitando os resquícios de um final de temporada verdadeiramente traumático em que a equipa então orientada por José Peseiro deixou fugir campeonato e Liga Europa num curto espaço de tempo.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
SPORTING




Outros convocados: Marcelo Boeck, Tobias Figueiredo, André Geraldes, Oriol Rossel, Francisco Geraldes, André Martins e Diego Capel.

NACIONAL




Outros convocados: Rui Silva, Nuno Campos, Rui Correia, Sequeira, João Camacho, Willyan e Lucas João