Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Boavista

MOMENTO

FC PORTO

Adora o aroma do futebol logo pela manhã? Então este dérbi é para si. Um duelo antes da hora de almoço, ainda assim, sem os condimentos que habitualmente abrem o apetite dos adeptos. Tudo por culpa de um campeonato falhado do FC Porto, que há mais de um mês já pensa da Taça para tentar terminar um invulgar jejum de títulos. Condenados ao terceiro lugar, os dragões procuram a segunda vitória consecutiva. Nunca conseguiram mais do que essa modesta sequência com José Peseiro no comando. E o inusitado dérbi da manhã com que o FC Porto cumpre calendário e despede-se dos jogos em casa nesta época pode também marcar o adeus de José Peseiro do Estádio do Dragão.

BOAVISTA

A última vez que o dérbi da Invicta se disputou na derradeira jornada foi em maio de 2001; o Boavista tinha acabado de se sagrar campeão e o FC Porto, perseguidor, vingou-se então nas Antas com uma goleada (4-0, hat-trick de Deco). A correlação de forças alterou-se substancialmente na última década e meia. Ainda assim, o Boavista aparece para este derradeiro duelo com um sentimento de missão cumprida maior do que o do rival azul e branco. Erwin Sánchez conseguiu a manutenção na antepenúltima jornada. Ainda assim, apesar do objetivo alcançado e do bom futebol que a equipa pratica, estranhamente o futuro do ex-internacional boliviano no comando técnico do Boavista é quase tão incerto como o de Peseiro no FC Porto.

--

AUSENTES
 

FC PORTO: Bueno (lesionado).

BOAVISTA: Afonso Figueiredo, Ancelmo Júnior, Cangá e Tengarrinha (lesionados).

--

DISCURSO DIRETO

José Peseiro (FC Porto): «Ganhando, de certeza que a confiança e o nível de jogo sobem. Mau seria se os jogadores não dessem o seu melhor num dérbi que serve como preparação para o jogo mais importante da época [a final da Taça de Portugal]. O onze não será igual ao da final da Taça. Casillas vai estar na baliza, e na final da Taça será o Helton. Vamos escolher os jogadores com base numa gestão emocional, física e técnico-tatica, até porque queremos dar mais tempo de jogo aos jogadores que recuperaram de lesão. [Sobre a hora do jogo] Permite vender o nosso produto para outros mercados. Se treinamos a essa hora, por que não poderíamos jogar a esta hora?»

Erwin Sánchez (Boavista): «É a primeira vez como jogador e como treinador que vou jogar a esta hora. O objetivo é acabar bem a época, apesar de este dérbi não ter a importância de outros, porque o Boavista atingiu o seu objetivo, e o FC Porto, se calhar, já está a preparar a final da Taça. Ainda assim, é um dérbi e nenhuma das equipas vai facilitar. Sabemos qual é a dimensão do FC Porto, mas também sabemos que, por norma, quase sempre o Boavista tem feito grandes jogos no estádio do FC Porto.»

--

REGISTO HISTÓRICO

O FC Porto venceu dois terços (87) dos 131 dérbis da Invicta que se disputaram até hoje e o registo é ainda mais desequilibrado quando a contabilidade é feita tendo em conta apenas as receções ao adversário para a Liga: 44 vitórias contra apenas duas dos axadrezados e seis empates. A única vez que o Boavista venceu no Estádio do Dragão aconteceu em novembro de 2004. Ainda assim, na última deslocação (2014/15), o resultado foi positivo: um nulo no regresso das «panteras» à Liga. Já nesta época, os dragões deram o troco e em janeiro venceram no Bessa em dois jogos consecutivos: 0-5 para a Liga e 0-1 para a Taça, que se tornou no principal objetivo da época.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO

Outros convocados: Helton, José Sá, Chidozie, Rúben Neves, André André, Evandro; Silvestre Varela e Aboubakar.

BOAVISTA

Outros convocados: Não divulgado.