Momento do jogo: guarda-redes a brilhar no último minuto

Jogavam-se os últimos instantes do jogo, o Belenenses carregava com tudo o que tinha à procura da vitória, quando Jaílson, com um passe despropositado, provocou o caos na área do Tondela. A bola sobrou para Abel Camará, em zona de finalização, e o avançado disparou com tudo o que tinha para mais uma grande defesa de Cláudio Ramos. A grande figura deste jogo. Logo a seguir, resposta do Tondela, num livre de Ruca, com um desvio de Pité a obrigar a Cristiano a outra grande defesa. O jogo podia ter caído para uns dos lados nos +últimos instantes, mas a verdade é que os dois guarda-redes deixaram tudo como estava, em relação ao marcador.

Figura: Cláudio Ramos outra vez!

A defesa ao minuto 89 foi apenas uma das muitas defesas que o guarda-redes do Tondela fez ao longo do jogo, acabando por ser determinante neste nulo arrancado no Restelo. Destacamos uma defesa por instinto, a um desvio subtil de Gonçalo Silva, ainda na primeira parte, e outra a um remate de Camará à ameia volta. Cláudio Ramos deve ter terminado o jogo com as luvas a ferver, mas a verdade é que foi decisivo para a passagem da lanterna vermelha para o Nacional.

Outros destaques: confira a FICHA DO JOGO

Fábio Nunes

O mais inconformado dos «azuis» e dos poucos que conseguia criar desequilíbrios na área consistente defesa do Tondela. Jogou sobre a direita, à frente de Edgar Ié, mas procurou muito as zonas interiores, procurando quebrar a resistência dos visitantes. Com a entrada de Tiago Caeiro e a saída de André Sousa, passou a jogar mais claramente como extremo. Teve uma boa oportunidade para marcar ainda na primeira parte.

André Sousa

O verdadeiro «pivot» deste Belenenses. Jogou entre João Diogo e Fábio Nunes, mas costas de Camará e quase todo o jogo ofensivo passa pelo possante médio que lutou que nem um leão para provocar desequilíbrios na defesa do Tondela. Saiu desgastado quando Quim Machado decidiu mudar a equipa para 4x4x2 e o meio-campo do Belém deixou de funcionar, com Yebda e Vítor Gomes demasiado estáticos para acompanharem o ataque.

Ruca

Quase todos os lances de perigo do Tondela saíram dos pés do lateral que o Tondela foi buscar agora, no mercado de inverno, ao Vitória de Setúbal. Com um bom pé esquerdo, o lateral coloca a bola onde quer. No final do jogo, na marcação de mais um livre, esteve muito perto de oferecer o golo a Pite´, mas Cristiano, com uma defesa espetacular, manteve o nulo.

Confira a crónica do jogo