Paulo Sérgio deu esta quarta-feira mais algumas dicas sobre a constituição do plantel da Académica para a nova época. O Maisfutebol já tinha avançado as prováveis saídas de João Dias e Ogu, mas o treinador acrescentou-lhe mais um nome, porventura, até, surpreendente.

«Elton? Estamos a trabalhar em cima dessa situação para que a Académica tenha um jovem central que possa ser uma mais-valia sua. É essa a minha ideia. Não tem a ver com o valor do atleta, mas não faz sentido o clube ter alguém, com 20 anos, emprestado, porque a Académica tira muito pouco partido disso. Digamos que o facto de estar emprestado é estar a engordar a vaca dos outros...», esclareceu, explicando ainda os casos de João Dias e Ogu:

«Os jogadores estão informados da minha intenção em relação a cada um deles. Para o lado direito da defesa, temos o Oualembo e o Aderlan… Já o Ogu está com problemas para arranjar viagem, mas ainda não é definitivo que fique no plantel.»

Esclarecidas estas situações, o técnico confessou que gostava de já ter um plantel mais composto. «Uma equipa que faça sonhar? Continuo a acreditar e trabalho nesse sentido, mas mentiria se dissesse que não gostaria que alguns processos fossem mais céleres. Não é fácil quando há orçamentos para respeitar. Os que eu quero também são cobiçados por outros, aguardam propostas que podem ser superiores, e isso atrasa um pouco as coisas», desabafou.

Paulo Sérgio mostrou, todavia, otimismo quando afirmou estar à espera «até final da semana» de ter mais alguns elementos, com cujas negociações estão «bastante adiantadas», para poder dar início a sério aos trabalhos.

«Basta ver o treino que tivemos. Precisamos de um lateral esquerdo, já temos mais um médio [o técnico não confirmou se será Lucas Mineiro], e estará um ponta-de-lança a chegar. Precisamos ainda de mais alguns elementos para o ataque nos corredores, e mais um guarda-redes», desvendou.

Com este discurso, em relação aos extremos, o técnico deu a entender que poderá não contar com Hugo Seco, que recupera de uma fratura no pé esquerdo, sofrida no final da época passada, ao serviço do Benfica e Castelo Branco. «Só temos o Marinho e o Ivanildo», deixou escapar.

A análise aos reforços

Paulo Sérgio aceitou, ainda, o desafio dos jornalistas de dar uma ideia dos reforços que já se apresentaram na academia do clube, num total de seis:

Rui Pedro: «É um jogador que conheço bem, trabalhou comigo na Roménia, é um 8/10, bastante ofensivo, com muita qualidade. Tardou um pouco a afirmar-se, mas trabalhou muito bem comigo na Roménia, gostei muito, e é um ótimo profissional, que vem acrescentar qualidade ao plantel.»

Aderlan: «É um jovem, que está a viver a primeira experiência fora do seu país, e que, acredito, tem muito a evoluir e a trabalhar em termos defensivos. Tem muita qualidade ofensivamente, mas precisa de trabalhar muito para se adaptar ao europeu, porque está habituado a jogar com uma linha de três defesas.»

Oualembo: «É um jogador que tanto pode jogar na esquerda como na direita, consistente, muito forte fisicamente, que vem do campeonato polaco, e já tem alguma experiência.»

Cristiano : «Pode vir a ser um grandíssimo guarda-redes, tem presença, e é tranquilo. Tem estado tapado em Braga, mas espero que nos possa ser bastante útil.»

Ricardo Nascimento: «Destacou-se na II Liga, estava referenciado e foi acompanhado pelo clube, e recolhi excelentes indicações dele com os dois treinadores que teve em Moreira de Cónegos. É canhoto, o que não abunda na sua posição, tem muita qualidade técnica, e espero que se possa adaptar às exigências da I Liga.»

Hugo Seco: «Trata-se de um jogador jovem, com qualidade técnica, um extremo que pode jogar nos dois corredores. Precisa do seu tempo para se adaptar a esta nova realidade, mas sem dúvida que se trata de um jogador a quem reconhecemos qualidades.»