MOMENTO

Sporting:

Finalmente, o fim. A Liga 2016/17 termina em Alvalade, naquele que também é o último jogo do Sporting na época. A formação leonina fecha por isso um livro que não deixa boas memórias: zero títulos, escassos momentos empolgantes e muitas polémicas. O fim é por isso uma boa notícia, sobretudo se a equipa conseguir sair com uma vitória, depois de duas derrotas consecutivas.

Desp. Chaves:

Tal como o Sporting, sabe que o jogo não muda nada em relação à posição na tabela: os leões já não podem sair do terceiro lugar, os trasmontanos não sairão do décimo posto. O que sobra, então? Muito pouco, a não ser ultrapassar o objetivo mental dos 40 pontos e proporcionar a Ricardo Soares uma despedida digna, ele que tem o apreço do plantel que esteve ao lado dele na última conferência.

AUSÊNCIAS

Sporting:

Alan Ruiz, lesionado, e Wiliam Carvalho, castigado

Desp. Chaves:

Bressan, Pedro Tiba, Davidson e Perdigão, lesionados

DISCURSO DIRETO

Jorge Jesus:

«É um jogo para fechar uma época que não foi o que queríamos. O último encontro que fizemos em casa não correu dentro do que nós queríamos. Por isso queremos acabar com uma vitória, estamos num período em que vimos de duas derrotas e quando assim é o ambiente nunca é positivo. Mas o que importa é que façamos um final de campeonato com alegria e a pensar já na próxima época.»

Ricardo Soares:

«É fundamental vencer no domongo até porque faríamos 41 pontos e este grupo de trabalho, desde o primeiro dia, fala nos 40 pontos como meta a atingir. Trata-se de algo que é perfeitamente alcançável, embora seja extremamente difícil pela qualidade do adversário. Vencer em Alvalade teria um impacto maior e seria gratificante para a boa temporada que o Desp. Chaves fez.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Sporting e Desp. Chaves defrontaram-se por 30 vezes e o saldo é favorável aos leões: 14 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Refira-se, porém, que o Sporting não ganhou mais jogos com o Chaves do que os que ganhou. Quando a análise abrange apenas aos jogos em Alvalade, aí o domínio aumenta: 11 vitórias leoninas, três empates e zero derrotas. O Chaves nunca venceu em Alvalade, portanto.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sporting:

Outros convocados: ainda não divulgados

Desp. Chaves:

Outros convocados: António Filipe, Pedro Queirós, Petrovic, Rafa, Fall, Batatinha e João Mário.