O avançado Mário Rondón já viajou para a China para assinar contrato com Shijiazhuang Yongchang Football Club, emblema que ascendeu esta temporada ao principal escalão do futebol chinês, tendo à sua espera um contrato válido para as próximas três temporadas, apurou o Maisfutebol.

O luso-venezuelano, de 28 anos, ainda integrou a convocatória para a deslocação dos madeirenses a Braga, referente à 22.ª jornada da Liga Portuguesa,  mas acabou preterido do lote de opções do professor Manuel Machado.

O jogador também não marcou presença no regresso dos madeirenses ao trabalho, no indevidamente autorizado pelo clube para tratar de «assuntos pessoais».

Os alvinegros ainda não dão a transferência como encerrada, embora faltem apenas pequenos pormenores para a oficialização da mudança do jogador para o Oriente.


Embora ainda não haja confirmação oficial, estima-se que resulte desta transferência um encaixe financeiro a rondar os 800 mil euros, sendo esta a última oportunidade que os insulares tinham de rentabilizar financeiramente o avançado recrutado ao Paços de Ferreira na temporada 2010/2011, uma vez que a ligação entre as duas partes terminava no final da época.

O jogador tinha manifestado, recentemente, vontade de deixar a Choupana e transferir-se para o estrangeiro, de forma a atuar num campeonato mais competitivo e melhorar as suas condições financeiras.

Recorde-se que o clube da Choupana adquiriu, no último verão, a totalidade do passe ao Paços de Ferreira, que detinha 50 por cento dos direitos sobre uma futura venda do avançado, não tendo, por isso, de ressarcir os «castores» pela transferência.

Mário Rondón diz adeus ao emblema madeirenses, depois de esta temporada ter participado em 30 encontros e apontado oito golos em todas as competições, cotando-se como o segundo melhor marcador da equipa orientada de Manuel Machado na Liga.

No balneário do emblema nipónico, Mário Rondón vai encontrar o defesa brasileiro Rodrigo Defendi, que, no início do ano, trocou o Vitória Guimarães pela China. A China Super League arranca no próximo mês de março.