*por Tomás Faustino

«O número de intervenções de um e de outro guarda-redes acaba por reflectir o resultado final. Detalhando, um primeiro tempo que de facto condicionou muito o nosso jogo pelo factor vento, que esteve forte nesse período, e o Marítimo teve de facto superioridade a nível da posse e da segunda fase do ataque. Tiveram mais circulação e mais jogo na nossa metade, mas para além do golo que é conseguido de bola parada em cima dos 45 minutos, apenas há um livre descaído para a esquerda, do Tiago Rodrigues, ao qual o Rui Silva se opôs. Fora isso, julgo que o trabalho defensivo da minha equipa acabou por obstar que isso se pudesse materializar numa superioridade no placard.»

«Nós tentámos sair bem e em 3 ou 4 lances conseguimos, mas a definição do último passe nunca foi a melhor e por isso também não aproveitámos da melhor forma o adiantamento do Marítimo nesse período em termos de ocupação de espaços. Fizemos um belo golo e isso contribuiu para promover o futebol. Em conclusão, julgo que o empate ao intervalo acabava por se ajustar.»

«O segundo tempo é diferente por um factor que é determinante no resultado final: estes jogos têm sempre uma forte carga emocional, é um dérbi da Região e as pessoas estão muito próximas. Os meus jogadores estavam mais que prevenidos para se controlarem num jogo com estas características e isso acabou por ser decisivo. A partir do momento em que ficámos em superioridade numérica, só deu Nacional: uma boa circulação de bola, mais dois golos e, se não tivéssemos abdicado de ser verticais em vez de optarmos por fazer uma gestão do resultado, podíamos ter dilatado a vantagem.»

Willyan esteve para ser dispensado mas foi titular e fez um bom jogo]
«
O futebol tem momentos e o rendimento dos jogadores varia ao longo da temporada. O Willyan está a melhorar a sua prestação e por uma questão de justiça ganhou espaço na convocatória, foi ganhando espaço no onze e hoje revelou-se um jogador interessante, não só pelo golo que fez, mas também pelo trabalho e intensidade que teve nos 92 minutos.»