Quando, ao minuto 64 do Clássico FC Porto-Benfica deste ano, Pizzi viu, na mão de Artur Soares Dias, o quarto amarelo da temporada, que o deixava em risco de exclusão, provavelmente estaria longe de imaginar que iria resistir 15 jogos sem cumprir o castigo pela série de cinco amarelos que se aproximava. Mas é verdade.

O FC Porto está já aí a chegar outra vez e o médio do Benfica ainda não chegou ao quinto amarelo na Liga, pelo que, se acontecer na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, no próximo sábado, até virá na pior altura possível, pois obrigará o médio a falhar o jogo que pode dizer muito da luta pelo título.

Contudo, se Pizzi já resistiu tanto tempo sem ver o quinto amarelo, provavelmente Rui Vitória acreditará que não será nos próximos 90 minutos que este chegará.

Os números de Pizzi esta época

A verdade, porém, é que o médio até chegou a ver o quinto amarelo que obrigava à suspensão. Foi na receção ao Rio Ave. Porém, como nesse cenário seria obrigado a ficar de fora na difícil deslocação a Guimarães, Pizzi acabou por ver o segundo amarelo nesse jogo, sendo expulso e cumprindo castigo na Taça da Liga, frente ao Vizela, jogo que ficava entre os dois duelos do campeonato. Assim voltou à marca que trazia desde o Dragão: quatro amarelos. E nunca mais mudou.

Desde esse encontro, de resto, e excetuando essa situação com o Rio Ave, Pizzi só viu três amarelos, mas nunca em jogos da Liga. Foi contra Besiktas, fora, e Nápoles, em casa, para a Liga dos Campeões, além do jogo com o Moreirense, das meias-finais da Taça da Liga.

Os quatro amarelos que Pizzi tem no campeonato foram vistos todos fora de casa: Nacional (3.ª jornada), Arouca (4.ª jornada), Belenenses (8.ª jornada) e FC Porto (10.ª jornada).