O Boavista arrancou esta segunda-feira os trabalhos da época 2016/17 com um treino aberto aos adeptos, e estes não faltam à chamada. Várias dezenas de pessoas, entre elas, a claque dos Panteras Negras, fizeram questão de marcar presença para ver os jogadores e espreitar os reforços já contratados.

Dos 31 elementos que fazem, para já, parte do plantel, dois estiveram ausentes, devidamente autorizados: Hackman e Bukia.

A equipa parte para Melgaço no dia 16, onde vai ficar em até 21 de julho, e, até lá, o grupo de 31 jogadores terá de ficar reduzido a 26 ou 27. Foi, por isso, com redobrado afinco que os jogadores presentes no treino trabalharam para tentar convencer um atento Erwin Sánchez.

Boas notícias para o treinador é a completa recuperação de Tengarrinha, que perdeu a segunda metade da época passada por causa de uma rotura dos ligamentos cruzados.

Reforços 2016/17

O treino foi sempre acompanhado pelos cânticos dos adeptos, que até tochas levaram para saudar a equipa neste primeiro dia. O avançado Digas, ex-Salgueiros, foi um dos mais aplaudidos, com direito a música especial: «Digas's on fire. Your defence is terrified» [«Digas está imparável. A vossa defesa aterrorizada], cantou a claque, à boa maneira do Euro 2016.

«É sempre bom ter o carinho dos adeptos, principalmente para os novos jogadores e para nós também. Vamos iniciar esta nova época com uma ilusão muito grande, esperando que os resultados sejam o que o clube merece», afirmou Sánchez aos jornalistas.

Uche Nwofor, Uchebo, Cangá, e Gideão, apesar de ainda fazerem parte dos quadros do clube, não integram as contas de Sánchez para a próxima época e a SAD procura «soluções consensuais para os colocar».

Os reforços desejados e o objetivo para a época

Mas a porta ainda não está fechada para entradas e o clube procura três reforços, entre eles um defesa-central e um médio-ofensivo. «Para já estou satisfeito mas sempre quero mais. Seria mesquinho se dissesse que está tudo pronto», disse o treinador.

«Temos três centrais para já, dois com perfil direito e um com perfil esquerdo e andamos à procura de um central com perfil esquerdo, que jogue mais por esse lado, e um médio para a posição dez, de apoio aos avançados e também capaz de fazer golos», revelou.

«Depois ficaremos com mais um lugar para preencher dez ou 15 dias antes do campeonato», disse ainda o técnico, admitindo que poderá servir para colmatar «alguma surpresa menos boa que possa aparecer até ao início do campeonato», ou seja, perder algum jogador-chave durante o mercado.

Para a temporada que agora começa, o treinador tem como objetivo conseguir «mais um bocadinho», do que a temporada passada. «Há muitas coisas em que queremos que o Boavista seja o do antigamente e isso, obviamente, passará por uma época muito mais tranquila do que a anterior».

«Sei e tenho a convicção de que com trabalho forte dia-a-dia, o Boavista pode sorrir muitas mais vezes do que estar triste», garantiu.

Plantel do Boavista:

Guarda-redes: Mika, Mickael Meira, Ba, Fábio Mesquita (ex-júnior);

Defesas: Tiago Mesquita, Edu Machado, Nuno Henrique, Philipe Sampaio, Carlos Santos, Hackman, Anderson Correia, João Talocha, Ibrahima, Alex Junior;

Médios: Idris, Tengarrinha, Carraça, Ruben Gabriel, Anderson Carvalho, Daf, Samu, Bukia, Henrique (ex-júnior);

Avançados: Renato Santos; Luisinho, Schembri, Medic, Digas, Douglas Abner, Ivan (ex-júnior), Edu (ex-júnior).