* por Nuno Dantas

A FIGURA: Otávio

Se Otávio fosse uma carta, diria no destinatário “ao cuidado de José Peseiro”. O brasileiro emprestado pelo FC Porto tem sido preponderante na boa campanha do Vitória de Guimarães e, uma vez mais, voltou a mostrar credenciais no derby minhoto. Sempre com a bola colada nos pés e com arrancadas a grande velocidade, Otávio esteve nos três golos vimaranenses: fez a assistência para os dois primeiros e marcou o terceiro. Está aqui uma das boas surpresas do campeonato, para ser seguido com atenção pelos dragões.  

O MOMENTO: Penalti e expulsão

O Sporting de Braga tinha acabado de passar para a frente do marcador com o golo de Hassan e comandava as operações no retângulo de jogo. No entanto, Otávio foi à área bracarense cavar uma grande penalidade e forçar a expulsão de André Pinto. A partir daí, o jogo mudou e passaram a ser os de Guimarães a controlar a contenda.

OUTROS DESTAQUES:

Josué: Recuperado uma vez mais por Paulo Fonseca, Josué não tem defraudado as expetativas. Dono de um excelente pé esquerdo, esteve nas assistências dos dois primeiros golos bracarenses. Sempre muito ativo na direita, com passes teleguiados, o ‘baixinho’ emprestado pelos dragões – mais um – merecia um  resultado melhor.

Licá: Esteve em dúvida para este encontro, mas recuperou a tempo de ajudar o Vitória. O jogador emprestado pelo FC Porto levou muita dinâmica ao lado direito do ataque vimaranense e não tremeu na hora de atirar à baliza. Marcou com o pior é, o esquerdo e colocou o Guimarães dentro do jogo.

Pedro Santos: Foi um quebra-cabeças para a defesa vimaranense, nomeadamente na primeira parte. O golo, logo nos minutos iniciais, foi um prémio merecido para o esquerdino. Com uma segunda metade mais apagada e acabou por ser sacrificado após a expulsão de André Pinto.

Bouba Saré: Marcou três golos no dérbi do Minho, mas nenhum valeu. Por três vezes, o costa-marfinense foi apanhado em fora-de-jogo na hora de atirar, com sucesso à baliza. Além disso, foi uma importante peça no meio campo do Vitória. Possante, recuperou várias vezes o esférico e empurrou os vimaranenses para a recuperação no marcador.