As contas do Sporting relativas aos anos de 2012 e 2013 estão a ser investigadas pela UEFA devido ao desequilíbrio orçamental que os leões apresentaram nesse período da gestão de Godinho Lopes. O Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA (CFCB) publicou esta quarta-feira uma lista de cinco clubes que ficam já com os prémios suspensos, devido a irregularidades nos respetivos orçamentos, e uma lista de outros sete clubes, incluindo o clube de Alvalade, que terão de prestar contas até novembro.

«A CFCB abriu investigações formais a sete clubes (Monaco, Roma, Beşiktaş, Inter Milão, Krasnodar, Liverpool e Sporting) depois de terem revelado resultados negativos nos respetivos relatórios nos períodos que terminaram em 2012 e 2013. Estes clubes vão ter de fornecer informações adicionais durante os meses de outubro e novembro, dentro dos prazos estabelecidos pela CFCB, depois disso serão transmitidas novos comunicados e poderão ser impostas novas medidas», lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.

O Sporting já tinha passado por uma situação semelhante em setembro de 2012, mas nesse caso a UEFA suspendeu mesmo os prémios do clube que acabou por resolver a situação, com a apresentação de novos documentos, em final de novembro do mesmo ano.

O mesmo comunicado divulgado esta quarta-feira começa por destacar cinco clubes que participam na atual edição das competições europeias que ficam desde já com os prémios temporariamente retidos: Bursaspor, Cluj, Astra Giurgiu, Buducnost e FK Ekranas. Estes clubes terão de saldar dívidas que mantêm em relação a outros clubes, jogadores ou mesmo dívidas fiscais. Numa primeira fase, os prémios ficam retidos até dezembro de 2014, altura em que deverá ficar concluída a investigação às contas relativas ao final de setembro.

A UEFA recorda ainda que estas novas regras de controlo financeiro estão a ter resultados visíveis nas contas dos clubes, no que diz respeito a dívidas a terceiros. Em junho de 2011 os clubes deviam 57 milhões de euros e em junho de 2014 esse valor, segundo as contas de Fair-Play, caiu para apenas 8 milhões.