A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para apurar se o uso de força da PSP na noite de domingo nas imediações do Estádio José Alvalade foi justificado.

«Estes incidentes impõem uma investigação detalhada a todo o circunstancialismo envolvente, e apuramento cabal de todos os factos, no sentido da confirmação ou não das suspeitas de uso excessivo da força e da identificação dos seus autores», refere a IGAI, que fixou um prazo de 45 dias úteis para a conclusão do inquérito.

Recorde-se que a direção do Sporting decidiu fazer uma exposição ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP depois de ter visionado imagens junto a uma das sedes de um dos grupos organizados de adeptos.

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, os leões falaram em agressões de forma bárbara a pelo menos um adepto e sem que fosse possível identificar qualquer motivo para que estas tivessem ocorrido.

A PSP também informou ter aberto processo de averiguações para apuramento dos factos e de eventuais responsabilidades disciplinares, tendo remetido ao Ministério Público o auto de notícia.

Recorde-se que os incidentes tiveram lugar já na madrugada de domingo, altura em que várias centenas de adeptos do Sporting se deslocaram às imediações do Estádio José Alvalade para saudar a equipa pelo campeonato realizado.